Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e executares os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, cumprirei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai. – I Reis 6:12 

Em I Reis 6, após 480 anos da saída dos filhos de Israel do Egito, Salomão, no 4o. ano de seu reinado, começa a edificar a Casa do SENHOR. O Templo tinha aproximadamente 27 metros de comprimento, 9 metros de largura e 14 metros de altura. As pedras utilizadas na edificação, já vinham preparadas da pedreira, de maneira que nem martelo, nem machado, nem instrumento algum de ferro se ouviu na casa quando a edificavam (v.1-10).

Deus aprovou a obra e confirmou a promessa que havia feito a Davi, mas também confirmou a condição para o cumprimento da promessa: “seguir todos os meus decretos e estatutos e obedecer a todos os meus mandamentos, então habitarei no meio dos israelitas e jamais abandonarei meu povo” (v.11-13).

Na parte de trás do templo, separou um santuário interno, o lugar santíssimo. Ele era um cubo perfeito, com 9 metros de comprimento, largura e altura, todo revestido de ouro puro. Fez dois querubins de madeira, cada um medindo 4,5 metros de altura, e cada asa aberta media 2,25 metros de comprimento. Ficavam lado a lado no santíssimo e eram revestidos de ouro (v.14-28).

Cada detalhe na construção era baseado no projeto de Davi, que Deus lhe revelara, mas tinha o dedo de Salomão. Ele, além de bom gosto, tinha uma amor muito grande para com Deus, e queria dar o melhor para Ele. Foram 7 anos de construção (v.37-38), e era todo de pedras, revestido de madeira de cedro e de ouro. A obra realmente ficou maravilhosa, mas a condição para Deus habitar no meio dos filhos de Israel e não desamparar o povo, era a obediência aos Seus ensinamentos. Isso prevalece até hoje, pois Deus quer nos abençoar e espera obediência a Sua Palavra.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA