Agora pois, meu senhor, tão certo como vive o SENHOR e a tua alma, foste pelo SENHOR impedido de derramar sangue e de vingar-se por tuas próprias mãos… – I Samuel 25:26
 
Em I Samuel 25,  temos a informação da morte de Samuel, e todo Israel lamentando a sua morte. Também relata sobre Davi agindo por impulso, sem consultar ao SENHOR, quase derramando muito sangue, sem necessidade. Apenas por orgulho ofendido. Nabal (“tolo”) era um homem rico, e possuía milhares de ovelhas e cabras. Na época da tosquia, Davi, que estava acampado na região, enviou 10 de seus homens para saudar Nabal, e para pedir alimentos para seus soldados, porque guardaram seus pastores e rebanhos. Nabal menosprezou Davi, e o tratou como um fugitivo de Saul, e disse que não o reconhecia como um homem que tanto bem estava fazendo por Israel (v.1-11).
 
Ao ouvir o relato de seus enviados, Davi ficou indignado. Junto com 400 de seus homens, tomaram suas espadas e partiram para a vingança. Por outro lado, Deus já estava agindo para que Davi não sujasse suas mãos com o sangue de inocentes, a fez com que um dos servos de Nabal fosse falar com sua esposa, Abigail. Ela rapidamente mandou preparar alimentos e os levou ao encontro de Davi. Quando se encontraram, Davi pode perceber, na atitude de Abigail, que Deus a havia enviado para evitar que ele agisse de forma errada. Ela, além de sensata e formosa, agiu com muita prudência, o que fez com que o coração de Davi se aplacasse de sua ira (v.12-31).
 
Deus usou Abigail para evitar que Davi extravasasse sua ira sobre Nabal e seus servos. No dia seguinte, quando Nabal estava sóbrio, Abigail lhe disse o que ele havia feito e as consequências de suas palavras impensadas. Ele teve um mal súbito e morreu 10 dias depois. Ao saber da morte de Nabal, Davi mandou buscá-la para que fosse sua esposa (v.32-42). Busquemos diariamente a orientação de Deus, e ajamos com cautela, de acordo com a vontade de Deus e não a nossa.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA