Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva.     Salmo 44:6

O Salmo 44 é uma oração sincera a Deus para que intervenha e salve Seu povo dos inimigos. apresenta quatro partes distintas:

1- As grandes vitórias e a prosperidade (v.1-8):

  • Ouvimos os nosso pais contando dos grandes feitos de Deus a favor de Seu povo. Como expulsou as nações inimigas, e os estabeleceu;
  • Não foi com espada que possuíram essas terras, nem foi o seu braço que lhes deu vitória, mas sim a destra de Deus;
  • Com o teu auxílio, vencemos os nossos inimigos, pois Tu nos salvaste e cobriste de vergonha os que nos odeiam;
  • Em Deus, nos temos gloriado continuamente e para sempre louvaremos o teu nome.

2- Lamentações pela situação atual (v.9-16):

  • Agora fomos lançados fora, e expostos a vergonha, Tu já não sais com os nossos exércitos;
  • Batemos em retirada diante de nossos inimigos. Somos saqueados pelos que nos odeiam. Entrega-nos como ovelhas para o matadouro;
  • Vendes por nada o teu povo e nada lucras com o seu preço;
  • Somos motivo de zombaria e escárnio aos que nos rodeiam;

3- Sempre fiel ao Senhor (v.17-22):

  • Tudo isso nos sobreveio; entretanto, não nos esquecemos de ti, nem fomos infiéis à tua aliança;
  • Nosso coração não se desviou de teus caminhos, não nos esquecemos do Teu nome, nem nos voltamos para algum deus estranho;
  • Deus conhece os segredos de nosso coração;
  • Por amor de ti, somos entregues à morte continuamente, somos considerados como ovelhas para o matadouro.

4- Apelo por livramento (v.23-26);

  • Desperta Senhor! Por que dormes? Não nos rejeites para sempre! Por que escondes o rosto de nós? Não se esqueça de nosso sofrimento;
  • A nossa alma está abatida até ao pó, e o nosso corpo, como que pegado no chão. Levanta-te e ajuda-nos! Resgata-nos por causa do teu amor!

Apesar de todas as bênçãos que recebemos de Deus, as angústias e aflições são invitáveis. Jesus nos alerto: “no mundo tereis aflições”, mas assim como o salmista, precisamos nos lembrar dos grandes feitos do Senhor em nossa vida. “Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que esqueçamos da maneira com que o Senhor nos tem guiado, e Seu ensino em nossa história passada.” – EGW, ME3, p.162

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA