Veio a mim esta palavra do Senhor: Filho do homem, você vive no meio de uma nação rebelde. Eles têm olhos para ver, mas não vêem, e ouvidos para ouvir, mas não ouvem, pois são uma nação rebelde. – Ezequiel 12:1-2

Em Ezequiel 12, o profeta simula uma viagem simbolizando o cativeiro do rei Zedequias. Ezequiel treme ao se alimentar para mostrar a assolação dos judeus. O presunçoso provérbio dos judeus de que nada acontecerá é reprovado. O cumprimento da profecia será rápido.

Sinais do exílio que está para acontecer (v.1-20):
Veio a mim esta palavra do Senhor: “Filho do homem, você vive no meio de uma nação rebelde. Eles têm olhos para ver, mas não veem, e ouvidos para ouvir, mas não ouvem, pois são uma nação rebelde”.
“Portanto, filho do homem, arrume sua bagagem para o exílio e, durante o dia, à vista de todos, parta, e vá para outro lugar. Talvez eles compreendam, embora sejam uma nação rebelde. Durante o dia, sem fugir aos olhares do povo, leve para fora os seus pertences arrumados para o exílio. À tarde, saia como aqueles que vão para o exílio. E que o vejam fazer isso. Faça um buraco no muro e passe a sua bagagem através dele. Ponha-a nos ombros, enquanto o povo observa, e carregue-a ao entardecer. Cubra o rosto para que não veja a terra que fica para trás, pois fiz de você um sinal para a nação de Israel”.
Então eu fiz o que me foi ordenado. Durante o dia levei para fora as minhas coisas, arrumadas para o exílio. À tarde, fiz com as mãos um buraco no muro. Ao entardecer saí com a minha bagagem carregando-a nos ombros à vista de todos. De manhã recebi esta palavra do Senhor: “Filho do homem, acaso aquela nação rebelde de Israel não lhe perguntou: ‘O que você está fazendo?’ Diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor: Esta advertência é para o rei Zedequias e toda a nação de Israel que está ali’. Diga-lhes: ‘Eu sou um sinal para vocês. Como fiz, assim lhes será feito. Irão para o exílio como prisioneiros'”.
“Até mesmo Zedequias sairá de Jerusalém durante a noite, por um buraco no muro, levando somente o que conseguir carregar. Cobrirá o rosto para não ver o que está deixando para trás. Es­tenderei a minha rede para ele, e será apanhado em meu laço. O levarei à Babilônia, mas ele não a verá, e ali morrerá. Espalharei aos ventos todos os que estão ao seu redor, seus oficiais e suas tropas, e os perseguirei com a espada em punho. Eles saberão que eu sou o Senhor, quan­do eu os espalhar pelas terras. Mas pouparei uns poucos deles da espada, da fome e da peste para que, nas nações aonde forem, contem todas as suas práticas repugnantes. Então saberão que eu sou o Senhor”.
Depois recebi esta palavra do Senhor: “Fi­lho do homem, trema enquanto come a sua comida, e fique arrepiado de medo enquanto bebe a sua água. Diga ao povo: ‘Assim diz o Senhor acerca daqueles que vivem em Jerusalém e em Israel: ‘Comerão sua comida com ansiedade e beberão sua água desesperados, pois tudo o que existe em sua terra será arrancado por causa da violência de todos os que ali vivem. As cidades habitadas serão arrasadas e a terra ficará abandonada. Então vocês saberão que eu sou o Senhor'”.
Um novo provérbio para Israel (v.21-28):
O Senhor me falou: Fi­lho do homem, você ouviu o provérbio que citam em Israel: “Os dias passam e as profecias dão em nada”? Diga-lhes, pois: Assim diz o Senhor: “Darei fim a esse provérbio, e não será mais citado em Israel. Diga-lhes: Estão chegando os dias em qu­e toda visão se cumprirá”.
Não haverá mais visões falsas, nem previsões lisonjeiras em Israel. Eu sou o Senhor; o que eu disser, acontecerá. Não haverá mais demora, ó rebeldes. Cumprirei minhas palavras durante sua vida. Eu, o Senhor, falei”.
Veio a mim esta palavra do Senhor: “Fi­lho do homem, o povo de Israel diz: ‘Ele fala do futuro distante. Levará muito tempo para que se cumpram’. “Diga a eles: ‘Assim diz o Senhor: Nenhuma de minhas palavras sofrerá mais demora; tudo o que eu disser se cumprirá. Eu, o Senhor, falei!”

Os falsos profetas prediziam prosperidade e o breve retorno dos cativos de Babilônia. Ironizavam as profecias de Deus dizendo: “ele profetiza sobre o futuro distante”. Mas Deus tinha uma surpresa para eles, pois elas aconteceriam sem mais demora. Muitos acreditam que a volta de Cristo está muito distante, e não se preocupam em se preparar para esse grande momento. Serão pegos de surpresa como as 5 virgens imprudentes, e não participarão das bodas do Cordeiro.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA