Vendo, pois, Hamã que Mordecai não se inclinava, nem se prostrava diante dele, encheu-se de furor. – Ester 3:5

Em Ester 3, o rei Assuero engrandece a Hamã, e o exalta, dando-lhe posição de autoridade sobre todos os nobres do império. Todos se inclinavam a ele, conforme ordens do rei a respeito dele. Mardoqueu (ou Mordecai), porém, não se inclinava, nem se prostrava. Mordecai foi alertado pelos demais, do perigo que estava correndo, mas ele não lhes deu ouvidos. Isso provocou a ira de Hamã, um homem inescrupuloso, e de elevada autoridade na Medo-Persia. Satanás operou neste tempo para contrapor-se aos propósitos de Deus usando Hamã. Desdenhando por as mãos só em Mardoqueu, conspirou no sentido de “destruir todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero” (v.1-6).

Em abril, no 12o ano do reinado de Assuero, foram lançadas sortes (purim) na presença de Hamã, a fim de determinar o melhor dia e mês para executar o plano. A data sorteada foi 7 de março, quase um ano depois (v.7).

Mal-orientado por falsas acusações de Hamã, Assuero foi induzido a baixar um decreto determinando o massacre de todo o povo judeu. O próprio Satanás, o instigador oculto do plano, estava procurando aliviar a Terra dos que preservavam o conhecimento do verdadeiro Deus. No decreto elaborado por Hamã incluiu: “existe um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre as do rei; pelo que não convém tolerá-lo”, e ainda ofereceu 10 mil talentos (350 toneladas) de prata como recompensa ao rei (v.8-9).

O decreto de morte aos judeus foi selado com o anel do rei, e foram enviadas cartas a todas as províncias do reino, para que destruíssem, matassem e aniquilassem de vez a todos os judeus, em um só dia, e que lhes saqueassem os bens. Os bens dos judeus seriam entregues a quem os matasse (v.10-15).

Nos tempos finais, a história se repetira, com um decreto de morte a todos os fiéis seguidores de Deus e de Sua Palavra (Apocalipse 13:15-17). Precisamos estar preparados para esse dia, mantendo a nossa confiança unica e exclusivamente em Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA