O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor. – Isaías 11:2

Em Isaías 11, o profeta anuncia o reino pacífico do Messias e a restauração de Israel e a vocação dos gentios. Ele nos dá um vislumbre do que será viver eternamente ao lado de Cristo. O Senhor tinha grandes planos para Israel, para que fosse uma luz para o mundo. Mas, devido à desobediência, a nação seria humilhada e levada cativa. De um tronco que restaria, brotaria um renovo que cresceria e floresceria. A descrição é de uma era dourada vindoura, de alegria e esplendor, quando toda a Terra se alegrará em justiça e os inimigos da retidão e da paz serão destruídos completamente.

O Messias, a justiça e a verdade (v.1-5):

Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, que traz conselho e poder, e que dá conhecimento e temor do Senhor. E ele se inspirará no temor do Senhor, terá prazer em obedecer ao Senhor. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu; mas com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Com suas palavras, como se fossem um cajado, ferirá a terra; com o sopro de sua boca matará os ímpios. A retidão será a faixa de seu peito, e a fidelidade o seu cinturão. 

A paz vindoura (v.6-9):

Naquele dia, o lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o cabrito, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará. A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá capim como o boi. A criancinha brincará perto da toca da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora. Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar. 

A volta dos remanescentes (10-16):

Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso. O Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, no Egito, em Patros, na Etiópia, em Elão, em Sinear, em Hamate e nas ilhas do mar. Ele erguerá uma bandeira para as nações a fim de reunir os exilados de Israel; ajuntará o povo disperso de Judá desde os confins da terra.

O ciúme de Efraim desaparecerá, e a hostilidade de Judá será eliminada; Efraim não terá ciúme de Judá, nem Judá será hostil a Efraim, deixarão de ser rivais. Unirão forças para vir sobre a Filístia. Eles se infiltrarão pelas suas encostas, a oeste; juntos saquearão o povo do leste. Porão as mãos sobre Edom e Moabe, e os amonitas lhes estarão sujeitos. O Senhor abrirá  um caminho seco no golfo do mar Vermelho. Moverá a mão sobre o rio Eufrates e enviará um vento forte que o dividirá em sere riachos, para que se possa atravessá-lo de sandálias. Fará uma estrada para o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, como houve para Israel quando saiu do Egito.

Assim como o Espírito Santo repousou sobre Jesus e o capacitou para o Seu ministério, Ele também quer nos capacitar para o trabalho que nos foi confiado.  Ele quer nos dar sabedoria e entendimento, quer ser o nosso conselheiro e colocar o Seu poder a nossa disposição para o avanço da obra de Deus. É o Espírito quem nos dá conhecimento e temor do Senhor. Assim teremos prazer em obedecer ao Senhor. Não julgaremos pela aparência, nem com base no que ouvimos; mas com retidão e justiça tomaremos decisões em favor dos pobres e necessitados. A retidão e a fidelidade farão parte de nosso caráter. Deus coloca a nossa disposição o poder do Espírito Santo. Devemos permitir que Ele faça Seu trabalho em nossa vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA