Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. – Jeremias 1:5

O livro de Jeremias 1 apresenta o tempo e o chamado do profeta, suas primeiras visões: uma vara de amendoeira e uma panela fervendo, e sua mensagem contra Judá. Deus o encoraja com a promessa de auxílio.

A vocação de Jeremias (v.1-3):
As palavras de Deus a Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes de Anatote, no território de Benjamim (Jeremias era sacerdote por nascimento e profeta por chamado divino especial) . A palavra do Senhor veio a ele no 13o. ano do reinado de Josias (628/627 aC), filho de Amom, rei de Judá, e durante o reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até o quinto mês do 11o. ano de Zedequias (586 aC), filho de Josias, rei de Judá, quando os habitantes de Jerusalém foram levados para o exílio.
O chamado de Jeremias (v.4-10):
A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre de sua mãe, eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações (assim como João Batista)”. Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. O Senhor, porém, me disse: Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar.  Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor (Jeremias teria cerca de 18 anos, e não era um hábil orador). O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: Agora ponho em sua boca as minhas palavras (Deus o capacitaria). Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar.
A primeira visão: ramo de amendoeira (v.11-12):
E a palavra do Senhor veio a mim: “O que você vê, Jeremias?” Vejo o ramo de uma amendoeira (é a primeira árvore a florescer na primavera), respondi. O Senhor me disse: “Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra, pois certamente realizarei todos os meus planos”.
A segunda visão: panela ao fogo (v.13-19):
A palavra do Senhor veio a mim pela segunda vez, dizendo: “O que você vê?” E eu respondi: Vejo uma panela ferven­do; ela está inclinada do norte para cá (Judá). O Senhor me disse: Do norte  ferverá e se derramará a desgraça sobre todos os habitantes desta terra. Estou convocando todos os povos dos reinos do norte”, diz o Senhor. “Cada um virá e colocará o seu trono diante das portas de Jerusalém, virão contra todas as muralhas que a cercam e contra todas as cidades de Judá. Pronunciarei a minha sentença contra o meu povo por todas as suas maldades; porque me abandonaram, queimaram incenso a outros deuses, e adoraram deuses que as suas mãos fizeram. 
E você, prepare-se para agir! Vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar. Não fique aterrorizado por causa deles, senão eu o farei parecer medroso diante deles. E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra. Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protege­rei, diz o Senhor.

Jeremias foi chamado para uma missão ainda jovem, teve receio das consequências, pois teria que falar a reis, príncipes e sacerdotes. Ele foi advertido de que a condução da obra de Deus despertaria acirrada oposição do inimigo. À semelhança dos discípulos de Jesus, séculos mais tarde, Jeremias foi enviado como cordeiro entre lobos (Lucas 10:3). No entanto, a presença de Deus estaria com ele e o protegeria. Também somos chamados para levar a Palavra de Deus à todas as pessoas ao nosso redor, e Deus estará conosco sempre.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA