Foi porque vocês queimaram incenso e pecaram contra o Senhor, e não obedeceram à sua palavra nem seguiram a sua lei, os seus decretos e os seus testemunhos, que esta desgraça caiu sobre vocês, como se vê no dia de hoje.  Jeremias 44:23

Em Jeremias 44, o profeta fala da desolação de Judá por sua idolatria, e profetiza a destruição dos que cometeram idolatria no Egito. A obstinação dos judeus faz com que debatam e desafiem a Jeremias. Este os ameaça pelo mesmo motivo e, por meio de um sinal, profetiza a destruição do Egito e dos judeus idolatras.

Julgamento por causa da idolatria (V.1-6):
Jeremias recebeu esta mensagem acerca dos judeus que estavam no Egito e viviam em Migdol, Tafnes, Mênfis, e na região de Patros: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vocês viram a desgraça que eu trouxe sobre Jerusalém e as cidades de Judá. Hoje estão desertas e em ruínas s por causa do mal que fizeram, provocando a minha ira ao queimar incenso e prestar culto a outros deuses, que nem eles nem vocês nem seus antepassados jamais conhe­ceram”.
“Dia após dia eu lhes enviei meus servos, os profetas, que disseram: “Não façam essa abominação detestável!” Mas não ouviram nem deram atenção; não se converteram de sua impiedade nem cessaram de queimar incenso a esse deuses. Por isso minha fúria transbordou e caiu como fogo sobre as cidades de Judá e Jerusalém, tornando-as na ruína desolada que são hoje.
Apelo ao bom senso (v.7-10):
Assim diz o Senhor: “Por que trazer uma desgraça tão grande sobre si mesmos, eliminando de Judá homens e mulheres, crianças e recém-nascidos, sem deixar remanescente algum? Por que provocam a minha ira queimando incenso a outros deuses no Egito, onde agora residem? Destruirão a si mesmos e se tornarão objeto de desprezo e afronta entre todas as nações da terra. Acaso se esqueceram da impiedade cometida por seus antepassados, pelos reis de Judá e suas mulheres, e por vocês e suas mulheres em Judá e Jerusalém? Até hoje não mostraram remorso nem temor. Ninguém escolheu obedecer à minha lei e aos decretos que dei a vocês e a seus antepassados.
O castigo do povo (v.11-14):
Portanto, assim diz o Senhor: “Estou decidido a trazer desgraça sobre vocês. Tomarei o remanescente de Judá, que vieram para morar no Egito, e os consumirei. Desde o menor até o maior, morrerão pela espada ou pela fome. Serão objeto de maldi­ção e de pavor, de desprezo e de afronta. Os castigarei com a guerra, a fome e a peste, como fiz com Jerusalém. Desse remanescente que foi morar no Egito ninguém, voltara à Judá. Apenas uns poucos retornarão”.
Jeremias é confrontado pelas mulheres (v.15-19):
Então, todos os homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso a ídolos, e todas as mulheres presentes, e todo judeu que vivia no norte e no sul do Egito, disseram a Jeremias: “Nós não daremos aten­ção à mensagem que você nos apresenta em nome do Senhor! Faremos o que bem entendermos. Queimaremos incenso à Rainha dos Céus (Ishtar, deusa assírio-babilônica, Astarote para os judeus, e Astarte para os cananeus) e derramaremos ofertas de bebidas para ela, tal como fazíamos, nós e nossos antepassados, nossos reis e nossos líderes, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusa­lém”.
“Naquela época tínhamos fartura de comida, éramos prósperos e nada sofríamos. Mas, desde que paramos de queimar incenso à Rainha dos Céus e de derramar ofertas de bebidas a ela, nada temos e perecemos pela espada e pela fome”. E as mulheres acrescentaram: “Além disso, você imagina que queimávamos incenso, apresentávamos ofertas derramadas à Rainha do Céu e fazíamos bolos que retratavam sua imagem, sem o conhecimento e ajuda de nossos maridos?”
A resposta de Jeremias (v.20-30):
Então Jeremias disse a todos que responderam à ele: “Pensam que o Senhor não sabia  que vocês, seus antepassados, reis e oficiais, queimavam incenso a ídolos nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? O Senhor fez de sua terra objeto de maldição, ruína desolada e sem habitantes, como se vê no dia de hoje. Foi por queimarem incenso e pecarem contra o Senhor, não obedecendo à sua palavra, lei, decretos e testemunhos, que esta desgraça caiu sobre vocês”.
“Ouçam a palavra do Senhor, todos vocês: “Vocês e suas mulheres cumpriram o que prometeram quando disseram: “Certamente cumpriremos os votos que fizemos de queimar incenso e derramar ofertas de bebidas à Rainha dos Céus”. “Prossigam! Façam o que prometeram! Cumpram os seus votos!” Ouçam esta mensagem do Senhor: “Jurei por meu grande nome, que nenhum de vocês pronunciará meu nome, nem o invocará, nem o usará para jurar: “Tão certo como vive o Senhor Soberano”. Pois eu os vigiarei para trazer sobre vocês calamidade, e não bem. Vocês sofrerão guerra e fome até que estejam todos mortos. Apenas uns poucos escaparão da morte e voltarão para Judá. Então todos que vieram para o Egito saberão quais palavras são verdadeiras: as minhas ou a deles”.
“Este será o sinal que lhes dou de que os castigarei neste lugar, e então saberão que as minhas ameaças se cumprirão”. Assim diz o Senhor: “Entregarei o faraó Hofra, rei do Egito, nas mãos dos seus inimigos que desejam matá-lo, assim como entreguei Zedequias, rei de Judá, nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia”.

Deus procurava convencer os judeus de que suas dificuldades e aflições foram causadas pela apostasia da adoração ao verdadeiro Deus. Mas eles atribuiam as dificuldades por deixarem de queimar incenso à Rainha Mãe, uma divindade dos assírios, babilônios e egípcios. A que ponto chega o ser humano… Acreditar que as coisas boas da vida são dadas por imagens, ídolos, e não pelo Deus verdadeiro. Podemos dizer que “o povo perece porque não quer aceitar a verdade”.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA