Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. Lucas 10:34

vida que vale a pena ser vivida se concentra nos outros, não somente em nós mesmos. Ellen White declarou: “Não passaremos por este mundo senão uma vez. Todo bem que nos for dado fazer, devemos fazer sincera, infatigavelmente, naquele espírito que Cristo pôs em Sua obra” (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 267).

Florence Nightingale (1820-1910) nasceu no dia 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, e seu nome foi inspirado no da cidade. Na juventude, estudou Enfermagem na Alemanha e começou a trabalhar em Londres. Durante a Guerra da Crimeia (1853-1856), ela e sua equipe de enfermagem melhoraram grandemente as condições sanitárias de um hospital de base britânico, reduzindo em dois terços o índice de mortalidade. Eles criaram uma cozinha para atender às necessidades alimentares dos pacientes, uma lavanderia para providenciar lençóis limpos, uma sala de aula e uma biblioteca para estímulo intelectual e entretenimento. Nightingale cuidava sem cessar dos militares. À noite, ela carregava uma lâmpada enquanto tratava paciente após paciente. Os soldados sentiam-se emocionados e confortados por sua compaixão sem fim e chegaram a chamá-la de “a mulher da lâmpada” e “o anjo da Crimeia”.

De fato, ela aliava tanto profissionalismo eficiente quanto amor dedicado. Suas estratégias ajudaram a melhorar as práticas de cuidado aos enfermos e sua vida tocante inspirou muitas gerações de enfermeiros. Ainda hoje, algumas cerimônias de formatura de Enfermagem chegam ao ápice acendendo a vela e recitando o juramento de Nightingale, em homenagem à “mulher da lâmpada”.

Florence afirmou: “Atribuo meu sucesso a isto: nunca dei nem aceitei nenhuma desculpa.” Ela aconselhou: “Por isso, nunca perca a oportunidade de promover um início prático, por menor que seja, pois é maravilhoso perceber quantas vezes, em tais questões, a semente de mostarda germina e cria raízes.” Também enfatizou a importância de aliar empatia e cooperação: “Corramos a corrida na qual todos vencerão, alegrando-nos com os sucessos alheios, como se fossem nossos, e lamentando seus fracassos, onde quer que se encontrem, como se fossem nossos. Somos todos um só Enfermeiro.”

O exemplo de vida de Nightingale deve nos inspirar a sair e brilhar por Jesus. Hoje, você pode fazer uma grande diferença na vida de alguém!                                                  Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA