Eles não expulsaram os cananeus de Gezer… Josué 16:10

Em Josué 16, após distribuir as terras para Judá, então Josué sorteia a parte que caberia à tribo de Efraim. Essas posições no sorteio são sugeridas em I Crônicas 5:2: “Judá, na verdade, foi poderoso entre seus irmãos, e dele veio o príncipe; porém o direito da primogenitura foi de José.” Portanto, primeiro foi o estabelecimento da tribo de Judá nas fortalezas do sul da Palestina, segundo, o estabelecimento de Efraim e Manassés no centro do país e em alguns lugares fortificados ao norte; terceiro, a distribuição das tribos restantes, ao redor destes territórios.

Na definição do território de Efraim (v.1-8), é acrescentado que Efraim também recebeu algumas cidades, com os povoados ao redor, do território designado como herança a meia tribo de Manassés (v.9). Essa partilha e a cessão de território a outra tribo tendia a produzir solidariedade entre as diversas tripos e impedia a desunião.

Deus havia orientado que as tribos expulsassem os moradores locais e se apropriassem do território, para evitar que as tribos de Israel fossem influenciadas de alguma forma pelos moradores locais, mas Efraim não expulsou os moradores de Gezer (v.10). Mesmo os tendo colocado para serviços braçais, os efraimitas se expuseram a um perigo espiritual, que se concretizou tempos depois: “Efraim está entregue aos ídolos; é deixá-lo” (Oséias 4:17).

Isso serve de lição para nós, pois Deus nos orientou a não se colocar em jugo desigual com os incrédulos ( 2 Corintios 6:14). Esse tipo de relacionamento quase sempre é prejudicial.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA