Uma pessoa não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca de Deus. Mateus 4:4

Em Mateus 4, vemos o inimigo tentando a Jesus, no deserto, onde fora levado pelo Espírito Santo. Jesus repreende o inimigo e o expulsa de Sua presença. Jesus inicia o Seu ministério, escolhe os primeiros discípulos e multidões O seguem.

A tentação de Jesus (v.1-11):

A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, (assim como Moisés – Deut.9:9-18) teve fome.
Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: “O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Deut.8:3).”

Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e disse: “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, porque está escrito: “Aos seus anjos dará ordens a seu respeito. E eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra (Salmo 91:11-12).” Jesus respondeu: Também está escrito: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus (Deut.6:16).”

O diabo ainda levou Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e disse: “Tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar. Então Jesus lhe ordenou: “Vá embora, Satanás, porque está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele (Deut.6:13; 10:20).” Com isto, o diabo deixou Jesus, e eis que vieram anjos e o serviram.

O início do ministério de Jesus (v.12-17):

Ao ouvir que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. E, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, na região de Zebulom e Naftali. Isso aconteceu para se cumprir o que tinha sido dito por meio do profeta Isaías: “Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios! O povo que vivia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz (Isaías 9:1-2).” Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus”.

Os primeiros discípulos (v.18-22):

Caminhando junto ao mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André. Eles lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Jesus lhes disse: “Venham comigo, e eu os farei pescadores de gente”. Então eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.

Pouco mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, o irmão dele. Eles estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e Jesus os chamou. Então eles, no mesmo instante, deixaram o barco e seu pai e seguiram Jesus.

Multidões seguem Jesus (v.23-25):

Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria. Trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoniados, epilépticos e paralíticos. E ele os curou. E da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia e do outro lado do Jordão numerosas multidões o seguiam.

Após o Seu batismo, por João Batista, Jesus passa por um período de 40 dias de isolamento, para meditar e se preparar para o início de Seu ministério. No final desse período, Ele é confrontado pelo inimigo, mas o vence, utilizando a Palavra de Deus. Então chama Seus primeiros discípulos e começa a pregar a Palavra e a curar as pessoas. Esse mesmo Jesus quer nos curar e nos salvar. Abra Seu coração para que Ele possa entrar e fazer morada em nossa vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA