Algum dia, ó Israel, reunirei os que restaram. Juntarei vocês novamente, como ovelhas no curral, como rebanho em seu pasto. Miqueias 2:12

Em Miqueias 2, Deus julga os opressores, que exploram o povo, e avisa sobre o castigo que virá sobre eles. Também os repreende por dar ouvidos aos falsos profetas, e confirma o cativeiro para onde irão. Mas, apresenta uma esperança de restauração, depois do cativeiro.

Julgamento contra os opressores (v.1-5):
Que aflição espera vocês que ficam acordados à noite fazendo planos perversos! Levantam-se ao amanhecer para realizá-los, só porque têm poder para isso. Quando desejam um terreno, encontram um modo de se apropriar dele. Quando querem a casa de alguém, tomam-na por meio de violência. Oprimem um homem para que lhes entregue sua propriedade e deixam a família dele sem herança.
Portanto, assim diz o Senhor: “Retribuirei sua maldade com maldade; não livrarão o pescoço do laço. Não andarão mais com arrogância, pois será um tempo de calamidade”. Naquele dia, seus inimigos zombarão de vocês e entoarão canções de lamento a seu respeito: “Estamos acabados, totalmente arruinados! Deus confiscou nossa terra. Entregou nossos campos àqueles que nos levaram cativos”. Então outros estabelecerão suas divisas, e o povo do Senhor será ignorado na hora de repartir a terra.
Verdadeiros e falsos profetas (v.6-11):
“Não diga isso”, o povo responde. “Não profetize dessa maneira; isso jamais nos acontecerá!” Acaso deve falar desse modo, ó povo de Israel? O Espírito do Senhor terá paciência com essa conduta? Se fizesse o que é certo, minhas palavras lhe trariam consolo. Até agora, porém, vocês se rebelam contra mim, como se fosse um inimigo. Roubam a túnica daqueles que confiaram em vocês e os deixam aos farrapos, como quem volta da batalha.
Expulsaram mulheres de seus lares confortáveis e tomaram para sempre de seus filhos tudo que Deus lhes deu. Levantem-se! Vão embora! Esta não é mais sua terra nem seu lar, pois vocês a encheram de pecado e a arruinaram por completo. Se um profeta que vive a mentir lhes dissesse: “Proclamarei para vocês as alegrias do vinho e da bebida forte”, desse vocês se alegrariam!
Esperança de restauração (v.12-13):
“Algum dia, ó Israel, reunirei os que restaram. Juntarei vocês novamente, como ovelhas no curral, como rebanho em seu pasto. Sim, sua terra voltará a se encher do ruído das multidões. Seu líder abrirá o caminho e os conduzirá para fora do exílio, pelas portas das cidades inimigas, de volta para sua terra. Seu rei os conduzirá; o próprio Senhor os guiará.”

Deus queria o melhor para Seu povo, mas eles eram rebeldes, só pensavam em seus interesses, explorando os mais pobres. São avisados que iriam para o cativeiro, e perderiam tudo o que roubaram. Mas, lhes deu a expectativa de que um dia voltariam do cativeiro e o próprio Deus os conduziria de volta à Israel.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA