NÚMEROS 19 – A ÁGUA DA PURIFICAÇÃO

0
1512

Digam aos israelitas que tragam uma novilha vermelha, um animal perfeito, sem defeito, sobre o qual nunca tenha sido colocada a carga de um arado. Números 19:2

Em Números 19, Deus orienta Moisés e Arão com relação a água purificadora feita das cinzas de uma novilha vermelha e a lei para o uso da água na purificação dos imundos.

Deus ordenou aos filhos de Israel que trouxessem uma oferta, a fim de os purificar da contaminação cerimonial. Esse sacrifício era uma novilha vermelha, símbolo do sangue, um animal perfeito, sem defeito e que nunca tenha puxado um arado. Ela representava o perfeito sacrifício que deveria remir da poluição do pecado. Era esse um sacrifício para purificação de todos os que, por necessidade ou acidentalmente, haviam tocado em cadáver, e eram considerados cerimonialmente impuros (v.1-2).

A novilha sacrifical era conduzida para fora do arraial e morta diante do sacerdote Eleazar. Assim Cristo sofreu fora das portas de Jerusalém, pois o Calvário se achava fora dos muros da cidade. Cristo não morreu pelos hebreus somente, mas por toda a humanidade. Morta a novilha do modo mais solene, o sacerdote, trajando vestes brancas, tomava nas mãos o sangue quando jorrava do corpo da vítima, e lançava-o em direção do templo sete vezes (v.3-4).

O corpo da novilha era queimado e reduzido a cinzas, o que significava um sacrifício amplo e completo. As cinzas eram então reunidas por pessoa não contaminada pelo contato com morto, e colocadas num vaso que continha água provinda de uma corrente. Essa pessoa limpa e pura tomava então uma vara de cedro com estofo carmesim e um ramo de hissopo, e aspergia o conteúdo do vaso sobre a tenda e sobre o povo reunido. Esta cerimônia era repetida várias vezes, a fim de ser completa, e fazia-se como purificação do pecado (v.5-10).

Quem tocasse em um cadáver humano ficaria cerimonialmente impuro por sete dias, e no 3o. e 7o. dia deveria se purificar com a água da purificação. Quando toca em um cadáver e não se purifica acaba contaminando o tabernáculo e deve ser eliminado do povo de Israel (v.11-22).

O sangue de Cristo é eficaz, mas precisa ser aplicado continuamente. Deus quer que confessemos os nossos pecados diariamente e sejamos purificados para poder comparecer a sua presença.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA