Disse o rei a Ester: Qual é a sua petição? E se te dará. Que desejas? Cumprir-se-á, ainda que seja metade do reino. – Ester 5:6
Em Ester 5, no terceiro dia do seu jejum com suas servas, Ester vestiu seus trajes reais e entrou no pátio interno do palácio, em frente do salão do rei, onde ele estava assentado. Quando a viu, estendeu o cetro de ouro para Ester, significando favor real. Ela tocou a ponta do cetro, em sinal de reconhecimento do favor. Apesar de ser a rainha, ela não podia se chegar ao rei sem ser convidada. Então ele perguntou a rainha: “que é que tens, qual a tua petição? Até metade do reino se te dará”. Ester o convidou, bem como a Hamã, para um banquete que prepararia (v.1-4).
O rei mandou chamar Hamã, e foram ao banquete de Ester. O rei Assuero estava inquieto, pois ainda não sabia o que Ester desejava e lhe perguntou novamente: “Qual é a sua petição? E se te dará”. Ester disse que contaria no dia seguinte, caso o rei e Hamã atendessem ao convite para um novo banquete (v.5-8).
Hamã saiu radiante, pois não era comum ser convidado para um jantar com o rei e a rainha. Na saída viu Mardoqueu, o qual não se curvou a sua presença. Conteve sua ira e foi para casa. Lá convidou seus amigos e sua esposa Zeres, e gabou-se de sua grande riqueza e de seus muitos filhos, e como foi promovido acima dos outros nobres e oficiais. Também falou sobre ter sido convidado para os banquetes da rainha Ester (v.9-12).
Mas não estava satisfeito, em razão de Mordecai não se curvar perante ele. Sua esposa e os amigos, sugeriram que construísse uma forca de 50 côvados de altura (cerca de 20 metros), e, pela manhã, dizer ao rei para enforcar a Mordecai, e então ir se alegrar no banquete. Ele gostou da ideia e mandou levantar a forca (v.13-14).
Pela altura da forca possivelmente ele queria que a execução de Mordecai fosse visível a todos. Supunham que a execução imediata de Mardoqueu seria permitida a pedido do principal ministro. Mas, Deus preparava uma surpresa para Hamã. Ele nunca desampara seus filhos, principalmente quando Lhe são fiéis.
Alípio gostei do seu blog,.parabéns. Tem ideias interessantes para incrementar o meu sermão. Preciso trabalhar temas de fortalecimento e união dos irmãos na igreja. Se tiver algo nesse sentido, que possa ne ajudar, te agradeço, desde já. Alexandra
Bom dia Alexandra! Obrigado por acessar o meu blog! Fico feliz por, de alguma forma, ter colaborado com as suas pesquisas para o preparo de sermões que edifiquem a igreja. Eu sugiro que você veja também os comentários que publiquei dos capítulos de Neemias, Esdras e Josué, onde eles buscam a orientação de Deus para animar o povo a fazer o que é correto.
Deus te abençoe e ilumine a tua mente para fortalecer a fé dos irmãos.