Disse o rei a Ester: Qual é a sua petição? E se te dará. Que desejas? Cumprir-se-á, ainda que seja metade do reino. – Ester 5:6

Em Ester 5, no terceiro dia do seu jejum com suas servas, Ester vestiu seus trajes reais e entrou no pátio interno do palácio, em frente do salão do rei,  onde ele estava assentado. Quando a viu, estendeu o cetro de ouro para Ester, significando favor real. Ela tocou a ponta do cetro, em sinal de reconhecimento do favor. Apesar de ser a rainha, ela não podia se chegar ao rei sem ser convidada. Então ele perguntou a rainha: “que é que tens, qual a tua petição? Até metade do reino se te dará”. Ester o convidou, bem como a Hamã, para um banquete que prepararia (v.1-4).

O rei mandou chamar Hamã, e foram ao banquete de Ester. O rei Assuero estava inquieto, pois ainda não sabia o que Ester desejava e lhe perguntou novamente: “Qual é a sua petição? E se te dará”. Ester disse que contaria no dia seguinte, caso o rei e Hamã atendessem ao convite para um novo banquete (v.5-8).

Hamã saiu radiante, pois não era comum ser convidado para um jantar com o rei e a rainha. Na saída viu Mardoqueu, o qual não se curvou a sua presença. Conteve sua ira e foi para casa. Lá convidou seus amigos e sua esposa Zeres, e gabou-se de sua grande riqueza e de seus muitos filhos, e como foi promovido acima dos outros nobres e oficiais. Também falou sobre ter sido convidado para os banquetes da rainha Ester (v.9-12).

Mas não estava satisfeito, em razão de Mordecai não se curvar perante ele. Sua esposa e os amigos, sugeriram que construísse uma forca de 50 côvados de altura (cerca de 20 metros), e, pela manhã, dizer ao rei para enforcar a Mordecai, e então ir se alegrar no banquete. Ele gostou da ideia e mandou levantar a forca (v.13-14).

Pela altura da forca possivelmente ele queria que a execução de Mordecai fosse visível a todos. Supunham que a execução imediata de Mardoqueu seria permitida a pedido do principal ministro. Mas, Deus preparava uma surpresa para Hamã. Ele nunca desampara seus filhos, principalmente quando Lhe são fiéis.

2 COMENTÁRIOS

  1. Alípio gostei do seu blog,.parabéns. Tem ideias interessantes para incrementar o meu sermão. Preciso trabalhar temas de fortalecimento e união dos irmãos na igreja. Se tiver algo nesse sentido, que possa ne ajudar, te agradeço, desde já. Alexandra

    • Bom dia Alexandra! Obrigado por acessar o meu blog! Fico feliz por, de alguma forma, ter colaborado com as suas pesquisas para o preparo de sermões que edifiquem a igreja. Eu sugiro que você veja também os comentários que publiquei dos capítulos de Neemias, Esdras e Josué, onde eles buscam a orientação de Deus para animar o povo a fazer o que é correto.
      Deus te abençoe e ilumine a tua mente para fortalecer a fé dos irmãos.

DEIXE UMA RESPOSTA