Ezequias confiava no Senhor. Não houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois.- II Reis 18:5

Em II Reis 18, Ezequias sucedeu seu pai, Acaz, e começou a reinar com 25 anos. Fez o que era reto diante do SENHOR, inclusive removendo os altos, fazendo em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, e que estavam queimando incenso para ela. Confiou no SENHOR de tal forma que antes e depois dele não teve outro rei. Ele se apegou ao SENHOR, e não deixou se segui-Lo e guardou os Seus mandamentos, e o SENHOR foi com ele para onde quer que saía, dando-lhe vitória contra os filisteus, e se insurgindo contra o domínio dos Assírios (v.1-8).

Oséias, rei de Israel, depois de 3 anos de resistência contra Salmaneser, rei da Assíria, foi derrotado e levado para a Assíria juntamente com o povo, porque não obedeceram à voz do SENHOR, antes violaram a sua aliança. O fato de Ezequias ser fiel a Deus, não impediu de os Assírios, através de Senaqueribe, invadissem a Judá. Ezequias que sempre buscou ao SENHOR, dessa vez tentou resolver da forma tradicional, pagando tributos ao rei da Assíria. Mas, pelo mal praticado por outros reis anteriores a Ezequias, o destino da nação estava traçado, da mesma forma que Israel (v.9-16).

Judá estava totalmente cercada pelo exército assírio. Seu comandante desafiava o rei Ezequias e ao SENHOR. Recomenda que eles se entreguem sem resistência, e serão levados para uma outra região. A situação parecia perdida (v.17-37).

Mas Deus ainda tinha planos para Judá e o rei Ezequias, o que será visto no próximo capítulo. Ezequias, que sempre confiou e buscou a orientação do SENHOR, no momento de maior necessidade tomou a iniciativa de evitar afrontar os inimigos, pagando os tributos cobrados. Mas ele esquecera do principal – Deus ainda estava no comando. Nos momentos de maior aflição em sua vida, lembre-se de Deus, pois Ele pode transformar uma situação, aparentemente perdida, em grande vitória.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA