O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido. Salmo 21:13

Em Provérbios 21, Salomão dá sequência aos seus pensamentos, e chama a atenção para diversas situações que vivenciamos em nosso dia a dia, como: os caminhos que parecem retos aos olhos dos homens, o olhar altivo, o coração orgulhoso, os planos de cada um, a língua falsa, a violência dos perversos, a mulher rixosa…

  1. Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer, a caminhos que não seguiriam de outra maneira.
  2. Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações, examina os nossos motivos.
  3. Fazer justiça e juízo para com o próximo, é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício.
  4. Os olhos altivos, o coração orgulhoso e atos perversos: tudo isso é pecado. Não são fundamentadas na obediência a Deus.
  5. Quem planeja bem e trabalha com dedicação prospera; quem se apressa e toma atalhos fica pobre, a pressa e a correria deixam você para trás.
  6. Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte. 
  7. A violência dos perversos os destruirá, eles serão enterrados vivos com seus ganhos ilícitos.
  8. O caminho do homem é todo perverso, estranho e tortuoso; porém a obra do homem puro é reta.
  9. É melhor morar num canto de telhado, do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta, resmungona. 
  10. A alma do ímpio deseja o mal, tem prazer na confusão; o seu próximo não agrada aos seus olhos, não sente nada por eles. 
  11. Quando o escarnecedor é castigado, o simples torna-se sábio; e o sábio quando é instruído recebe o conhecimento. Ele aprende rápido, com uma simples repreensão.
  12. O justo considera com prudência a casa do ímpio; mas Deus destrói os ímpios por causa dos seus males.
  13. O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido. 
  14. O presente dado em segredo acalma a pessoa irritada, e o suborno oferecido às escondidas ameniza o temperamento difícil.
  15. O fazer justiça é alegria para o justo, eles festejam quando a justiça triunfa; mas para quem trabalha para o mal, é dia de destruição.
  16. O homem que se desvia do caminho da prudência, na congregação dos mortos repousará. Rejeitar o temor do Senhor é o mesmo que garantir para si um lugar eterno com os mortos.
  17. O que ama os prazeres que o mundo oferece, padecerá necessidade; o que ama o vinho e o luxo nunca enriquecerá. 
  18. Os perversos são castigados em lugar dos justos, e os desleais, em lugar dos honesto.
  19. É melhor morar numa tenda em terra deserta, do que com a mulher rixosa e irritadiça.
  20. Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, lá elas estão seguras; mas o homem insensato os esgota, acabam com tudo.
  21. O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra. 
  22. O sábio escala a cidade do poderoso e derruba a fortaleza em que eles confiam. A cidade, mesmo cheia de soldados, desmoronará diante da sabedoria do sábio!
  23. O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.
  24. O soberbo e presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba, todos tem pavio curto e descontrolados.
  25. O desejo do preguiçoso o mata, ele acaba morrendo de fome porque as suas mãos recusam trabalhar. 
  26. Algumas pessoas cobiçam o tempo todo, mas o justo gosta de repartir o que tem, ajudando a quem precisa.
  27. Todo sacrifício oferecido por um pecador que não se arrependeu é inaceitável; quanto mais oferecendo-o com má intenção. Há muitos que dão para a igreja parte do lucro de seus negócios irregulares.
  28. A falsa testemunha perecerá, ela não consegue ser convincente; porém o homem que fala a verdade é respeitado, será cauteloso no falar.
  29. O homem ímpio endurece o seu rosto, vive fingindo; mas o reto considera o seu caminho, é seguro de seus passos. O justo deseja viver em harmonia com a vontade de Deus.
  30. Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor. Nenhum plano, nenhuma maquinação, jamais vencerão Deus. 
  31. Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória. A vitória ou o sucesso sempre provêm do Senhor.

Como nós somos dependentes de Deus em todos os aspectos da vida. Se colocarmos os nossos projetos, diante de Deus, e aprendermos a esperar a Sua resposta, jamais nos arrependeremos, pois Ele sempre sabe o que é melhor para nós e o tempo dEle não é o nosso tempo. A vitória sempre virá da parte de Deus. Aprender a esperar e a confiar é tudo o que precisamos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA