Atenta, pois, para a oração de teu servo e para a sua súplica, ó SENHOR, meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que faz o teu servo diante de ti. – II Crônicas 6:19

Em II Crônicas 6, Salomão, em pé sobre uma plataforma de metal que construíra, se dirige ao povo, com as mão erguidas os abençoa. Em seguida orou:”Louvado seja o Deus de Israel, que cumpriu o que prometera à Davi, que, apesar de não ter escolhido nenhuma cidade para estabelecer Seu nome; nem homem algum para ser chefe sobre Israel, agora, escolheu Jerusalém para que “seja estabelecido o meu nome e a Davi para chefe do meu povo de Israel”. E Salomão estava cumprindo o que Deus prometera, pois construiu o templo e trouxe a arca do concerto para esse local (v.1-11).

Depois, Salomão ajoelhou-se, e fez a oração dedicatória. Levantando as mão para o céu, enquanto a congregação permanecia ajoelhada com a face para o chão, o rei suplicou: “Senhor Deus de Israel, não há outro Deus semelhante a Ti, nem nos Céus nem na Terra: que guarda o concerto e a beneficência aos Teus servos que caminham perante Ti de todo o seu coração” (v.12-21).

Então enumerou uma série de pecados que o povo poderia vir a cometer:

  • Quando alguém pecar contra o seu próximo (v.22-23);
  • Quando o teu povo, por ter pecado contra ti, for ferido diante do inimigo (v.24-25);
  • Quando os céus se cerrarem, e não houver chuva, por ter o povo pecado contra ti (v.26-27);
  • Quando houver fome na terra ou peste (v.28-31);
  • Também ao estrangeiro que não for do teu povo de Israel, por amor do teu grande nome (v.32-33);
  • Quando o teu povo sair à guerra contra o seu inimigo (v.34-35);
  • Quando pecarem contra ti, pois não há quem não peque, e os entregares nas mãos do inimigo (v.34-39).

Em todas estas situações, Salomão inclui o arrependimento e oração, voltado para esta casa, “ouve tu dos céus, e faze-lhes justiça; perdoa o teu povo que houver pecado contra ti” (v.38-39).

Salomão ainda apela à Deus: “Agora, pois, ó meu Deus, estejam os teus olhos abertos, e os teus ouvidos atentos à oração que se fizer deste lugar… não repulses  o teu ungido; lembra-te das misericórdias que usaste para com Davi, teu servo” (v.40-42).

Salomão antevia uma série de pecados que o povo cometeria, e apelava a Deus para que atentasse as súplicas deles, quando houvesse um arrependimento sincero. Deus sempre nos ouve, apesar de nossos constantes pecados.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA