Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1

Você tem rios para cruzar, montanhas para atravessar, obstáculos para trans­por? Talvez você enfrente uma doença, ou tenha perdido o emprego, ou um filho esteja se distanciando dos princípios. Se esse é o caso, não se desespere. A Bíblia apresenta uma maneira de ir em frente, apesar dos desafios: a fé.

A fé, afirma o autor de Hebreus, é aquilo que dá substância às nossas esperan­ças e nos convence das realidades que não vemos. Ela assegura as bênçãos e conso­lida as perspectivas. É o que transforma a esperança em segurança. É um título ou escritura que garante a posse das promessas. É a concretização dos sonhos. A fé tem um sentido objetivo (substância), que leva a um significado subjetivo (segurança). Ou, dito de outro modo, a fé tem um aspecto cognitivo para convencer sua mente (evidência), o que produz um fator afetivo para conquistar seu coração (convicção).

Alguns não entendem o significado da fé na perspectiva bíblica. Fé não é um sentimento mágico ou uma técnica para manipular a Deus. Não é uma tentativa egoísta de obter benefícios materiais. Não é levar uma vida sem erros, até porque entre os heróis da fé existem pecadores notórios. Não é pensamento irracional, em que a pessoa age contra as evidências. Não é pensamento positivo ingênuo, ou síndrome de Pollyanna. Não é acreditar em doutrinas, mesmo porque ela leva você a enriquecer a vida com atos, não a encher a cabeça de fatos. Não é receber na hora tudo o que queremos, pois Hebreus 11 termina dizendo que os heróis não receberam tudo que esperavam.

Fé é o ato de confiar a vida a um Deus que é totalmente bom, poderoso e fiel. É acreditar que Deus pode cuidar de nosso futuro melhor do que nós mesmos. É experimentar o amor de Deus em todas as circunstâncias da vida, dia a dia, hora após hora, minuto a minuto. É esperar sempre o melhor e desafiar o pior por ter certeza de que, no fim, Deus fará tudo dar certo. É manter os olhos fixos naquele que tem mil maneiras de fazer o universo conspirar a nosso favor. É confiar naquele que é confiável.

Ter fé, como diz a música de Jader Santos, é viver “com os pés na Terra e os olhos no Céu”. É estar no exílio e conservar a pátria no coração. É olhar para o mundo e saber que existe um reino melhor. É ver o invisível, imaginar o indescri­tível e receber o impensável. É fazer coisas humanamente irrealizáveis. A fé possi­bilita você ver o que a razão não pode ver e a fazer o que o cético não pode fazer.

Você tem fé? A fé pode fazer a diferença entre querer e realizar, arrastar-se e correr, andar e voar. Com fé, você será menos o que você é e mais o que Deus sonha que você seja. Se Deus tem fé em você, por que não ter fé nele?pes-na-terra-e-olhos-no-ceu

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA