Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as Suas veredas. Marcos 1:3

O ministério de rádio da Igreja Adventista é um exemplo de como Deus usa pessoas e recursos para o cumprimento da missão. No dia 9 de abril de 1933, há exatamente 86 anos, o pastor H. M. S. Richards, fundador de A Voz da Profecia, transmitiu o primeiro programa, a partir de uma emissora da Califórnia, com o nome de Bible Tabernacle of the Air[Tabernáculo Bíblico do Ar]. Muita gente tentou desanimá-lo, mas ele avançou confiando no Senhor.

Três anos depois, em 25 de julho de 1936, o nome A Voz da Profecia passou a ser usado. No ano seguinte, a Divisão Norte-Americana oficializou o pastor Richards como orador, e o programa passou a ser transmitido de costa a costa nos Estados Unidos. Cinco anos mais tarde, 225 emissoras transmitiam a cada domingo a mensagem de esperança na volta de Jesus. Muitas cartas de pessoas interessadas em conhecer melhor a Bíblia começaram a ser recebidas.

O sucesso das transmissões motivou a igreja a utilizar o rádio em todo o mundo. Por conta disso, em 6 de setembro de 1942, foi feita a primeira transmissão de La Voz de La Esperanza, em espanhol, com o pastor Braulio Pérez Marcio. Em português, A Voz da Profecia começou a ser transmitida em 26 de setembro de 1943, com a voz marcante e inigualável do pastor Roberto Mendes Rabello.

Naquele tempo, as músicas eram gravadas pelo quarteto King’s Heralds [Arautos do Rei], que cantavam em português, mas com um forte sotaque americano. Foi só em 1962 que surgiu a primeira formação local dos Arautos do Rei, que hoje está em sua 29a formação e continua pregando a breve volta de Jesus.

Em 2 de junho de 1964, começaram as transmissões do programa Una Luz en El Camino [Uma Luz no Caminho], pela rádio El Mundo, em Buenos Aires, Argentina. O apresentador era o pastor Enrique Chaij. Atualmente, o programa tem mais de 50 anos de história e é transmitido em mais de 600 emissoras, dentro e fora da Argentina.

Quando o Messias precisava ser anunciado, Deus usou a voz de João Batista. Quando a pregação do “evangelho do reino” (Mt 24:14) demandava um impulso, Deus levantou uma nova voz. Hoje precisamos de muitas outras vozes para terminar a obra que esses pioneiros iniciaram com visão, determinação e fé. Deus pode contar com você?

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA