Minha esposa não deve morar no palácio de Davi, rei de Israel, pois a arca do Senhor esteve ali, e é lugar sagrado. II Crônicas 8:11

Em II Crônicas 8, nos diz que a construção do Tabernáculo e do palácio de Salomão levaram 20 anos. Na realidade Salomão começou a construir o templo em seu quarto ano; a tarefa levou sete anos. Salomão devotou os 13 anos seguintes à tarefa de construir seu palácio. Dentre suas muitas atividades, Salomão edificou outras cidades, inclusive cidades armazéns, que provavelmente foram fortificadas e guarnecidas de suprimentos para as tropas, a fim de servirem como base de apoio contra povos hostis do norte. Elas constituíam postos avançados de abastecimento (v.1-6).

Davi havia concretizado o plano de Deus com relação a “Terra Prometida”, que não havia sido totalmente dominada pelas tribos de Israel, e agora Salomão transforma os povos estrangeiros, que estavam dentro de seus domínios em “trabalhadores forçados”. O casamento de Salomão com a princesa egípcia era uma violação direta da ordem de Deus (Deut.17:17). A aliança aparentemente vantajosa formada com o Egito levou a alianças com outras nações vizinhas. Houve casamentos  com princesas pagãs que finalmente levaram Salomão a se afastar de Deus e a se entregar à idolatria. Salomão estava ciente disso, tanto que disse: “Minha esposa não morará na casa de Davi, rei de Israel, porque santos são os lugares nos quais entrou a arca do SENHOR” (v.7-11).

Salomão oferecia holocaustos ao Senhor, conforme Moisés havia ordenado, aos sábados, nas festas de lua nova e nas três festas anuais: Páscoa, Colheita, e das Cabanas. Também designou os turnos dos sacerdotes, conforme Davi havia orientado (v.12-15).

Infelizmente Salomão foi entrando cada vez mais pelos caminhos do mundo, em busca de grandeza e glória, e foi abandonando os princípios da justiça. De um rei sábio e temente a Deus, Salomão se degenerou num tirano néscio, ambicioso e opressor. Dentre os textos que nos alertam quanto a se distanciar do SENHOR, temos:

  • Não vos façais idólatras como alguns deles (I Corintios 10:7)
  • Aquele que pensa estar em pé veja que não caia (I Corintios 10:12)

Salomão tropeçou nas duas situações, pois partiu para a idolatria, influenciado por suas muitas esposas, e se afundou no pecado. Cuide-se para nunca se distanciar do SENHOR.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA