Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas. 2 Timóteo 3:1, 2

Você já notou como o ser humano está ficando mais carente de atenção, elogio, aprovação e buscando ser o centro de tudo? Cada dia aparece uma nova tendência que promete realização pessoal. Porém, por trás está o orgulho, um sentimento perigoso, que destrói aquilo que promete oferecer.

Ellen White alerta: “O egoísmo é a essência da depravação, e, devido a se terem os seres humanos submetido ao seu poder, o que se vê no mundo é o oposto à fidelidade a Deus. Nações, famílias e indivíduos estão cheios do desejo de fazer do eu um centro” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 30).

O egoísmo é o fundamento do pecado. Por isso, cuidado com aquilo que vem disfarçado de realização pessoal, satisfação e prazer, mas apenas alimenta o sentimento egoísta que nasceu no coração de Lúcifer no Céu.

Só para se ter ideia por quantas anda o egocentrismo, em 2017, uma mulher solteira, de 40 anos, decidiu fazer sua cerimônia de casamento com vestido branco, véu, grinalda, um bolo de três andares, 70 convidados e nenhum noivo.
É isso mesmo: nenhum noivo. Ela resolveu se casar consigo mesma numa cerimônia sem valor legal, mas que, para ela, representou o símbolo de seu amor-próprio.

Ela diz ser a primeira e única mulher a fazer esse tipo de celebração. Mas, nos Estados Unidos, por exemplo, já existe um site que vende kits com aliança e cartões com mensagens positivas sobre o “autocasamento” para quem quer celebrar o amor a si mesmo.

Quando Lúcifer se rebelou no Céu, o sentimento que extravasou em seu coração foi o egocentrismo. Em Isaías 14:13 e 14, estão registradas cinco
menções do pensamento dele em relação a si mesmo. Elas revelam sua autoidolatria. Desde que ele conseguiu infectar o ser humano com esse mal, somos todos inclinados a pensar e agir da mesma forma.

Para controlar o eu, recomendo duas atitudes: (1) mudança de direção, tirando o eu do centro da vida e colocando “em primeiro lugar, o reino de Deus” (Mt 6:33); e (2) busca permanente por santificação, “sem a qual ninguém verá ao Senhor” (Hb 12:14).

Quanto mais você buscar a Deus, mais vazio será o eu. Seu coração estará naquilo que realmente tem valor para a eternidade e não cairá nas armadilhas do inimigo.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA