Che­gou a hora, o dia está próximo; há pânico, e não alegria, sobre os montes. Estou prestes a derramar a minha ira e minha indignação contra você; eu a julgarei de acordo com a sua conduta e lhe retribuirei todas as suas práticas repugnantes. Ezequiel 7:7-8

Em Ezequiel 7, o profeta fala sobre a desolação final de Israel. O doloroso lamento dos que escapam. Os inimigos profanam o santuário por causa das abominações dos israelitas. O miserável cativeiro deles é mostrado com o símbolo de uma corrente.

O fim se aproxima (v.1-13):
Recebi esta mensagem do Senhor: “Filho do homem, assim diz o Senhor, à Israel: ‘Chegou o fim! Para onde quer que vocês olhem, norte, sul, leste ou oeste, sua terra está acabada. O fim está agora sobre você, pois vou desencadear a minha ira. Eu a julgarei de acordo com a sua conduta e lhe retribuirei todas as suas práticas repugnantes. Não os pouparei nem terei piedade; darei a vocês o que merecem por todos os seus pecados detestáveis. Então saberão que eu sou o Senhor'”.
“Desgraça após desgraça se aproximam! Chegou o fim! Sua condenação os espera. O dia está próximo; há pânico, e não alegria, sobre os montes. Estou prestes a derramar a minha ira sobre você e esgotar a minha indignação; eu a julgarei de acordo com a sua conduta e lhe retribuirei todas suas práticas repugnantes. Não os pouparei nem terei piedade; darei a vocês o que merecem por todos os seus pecados detestáveis. Então saberão que eu, o Senhor, os feri'”
O dia do juízo chegou! A condenação irrompeu, a vara da perversidade brotou, a arrogância, o orgulho floresceu! Sua violência se transformou em uma vara para castigar a maldade; ninguém do povo será deixado, ninguém daquela multidão, como também nenhuma riqueza, nada que tenha algum valor. Este é o dia. Que o comprador não se regozije nem o vendedor se entristeça, pois a ira está sobre toda a multidão (irão para o cativeiro). Ainda que os comerciantes sobrevivam, jamais voltarão a seus negócios. A profecia contra o povo não mudará. Ninguém, cuja vida é corrompida pelo pecado se recuperará.
A desolação de Israel (v.14-27):
Embora toquem a trombeta, ninguém irá a combate, pois a minha ira está sobre toda a multidão. Quem estiver no campo morrerá pela espada, e quem estiver na cidade será devorado pela fome e pela peste. Os que se livrarem e escaparem estarão nos montes, gemendo como pombas nos vales, cada um por causa de sua própria iniquidade. Toda mão ficará pendendo, frouxa, e todo joelho ficará como água, de tão fraco. Eles se cobrirão de vestes de luto e se vestirão de pavor. Terão o rosto coberto de vergonha, e sua cabeça será rapada.
Atirarão sua prata nas ruas como se fosse lixo. Sua prata e seu ouro não os livrarão no dia da ira do Senhor e não poderão saciar sua fome; servirão apenas para fazê-los tropeçar na iniquidade. Se orgulhavam de suas lindas jóias e as usavam para fazer os seus ídolos repugnantes e as suas imagens detestáveis. Por isso tornarei essas coisas em algo impuro para eles.  Entregarei tudo como despojo nas mãos de estrangeiros e dos ímpios da terra, e eles o contaminarão. Desviarei deles o meu rosto, e eles profanarão o lugar que tanto amo, minha terra preciosa será invadida por ladrões que o profanarão.
Preparem correntes, porque a terra está cheia de sangue derramado e a cidade está cheia de violência. Trarei os piores elementos das nações para se apossarem das casas deles; darei fim ao orgulho dos poderosos, e os santuários deles serão profanados. Quando chegar o pavor, eles buscarão paz, mas não a encontrarão. Virá uma desgraça após a outra, e um alarme após o outro. Buscarão sem sucesso uma visão dos profeta. Não receberão ensinamentos dos sacerdotes, nem conselho das autoridades. O rei pranteará, o príncipe se vestirá de desespero, e as mãos do povo da terra tremerão. Lidarei com eles de acordo com a sua conduta, e pelos seus próprios padrões eu os julgarei. Então saberão que eu sou o ­Senhor.

A situação chegou a um ponto, que não fazia diferença nenhuma para quem comprava com lucro, ou para quem vendia com prejuízo, pois ambos iriam para o cativeiro, ou seriam mortos. O ouro e prata arrecadado pelos ricos, não fariam nenhuma diferença, pois perderiam o valor pois o destino estava selado. A que ponto chegam as pessoas que não seguem a Deus. Tanta correria em busca do prazer e da fortuna, e agora seriam destruídos ou levados para o cativeiro. Pense nisto!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA