Antes que ele terminasse de orar, surgiu Rebeca, trazendo no ombro o seu cântaro. Gênesis 24:15

Em Gênesis 24, Abraão já estava com idade bem avançada, e Sara já falecera ha 3 anos. Preocupado com o futuro de Isaque, chama seu servo Eliézer e diz: “Jure pelo Senhor, o Deus dos céus e da terra, que buscarás, entre os meus parentes, uma mulher para meu filho Isaque (v.1-4). 
Disse Eliéser: “E se ela não quiser vir comigo? Devo levar teu filho de volta à terra de onde vieste?”  Disse Abraão: “Não! O Senhor enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para meu filho. Se a mulher não quiser vir, você estará livre do juramento (v.5-8). Abraão confiava na direção divina.
Eliézer partiu com dez camelos, levando do que Abraão tinha de melhor, rumo a Mesopotâmia, onde Naor tinha morado. Lá, ao cair da tarde, quando as mulheres costumam sair para buscar água, ele fez os camelos se ajoelharem junto ao poço que ficava fora da cidade. (v.9-11)
Então orou: ‘Senhor, dá-me bom êxito e seja bondoso com Abraão. Concede que a jovem a quem eu disser: ‘Por favor, da-me de beber”, e ela me responder: “Bebe. Também darei água aos teus camelos”, seja essa a que escolheste para teu servo Isaque” (v.12-14).  Este servo de oração é um exemplo encorajador dos frutos do cuidado de Abraão pelos seus servos.
Terminando a oração surgiu Rebeca, filha de Betuel, neta de Naor, irmão de Abraão, trazendo no ombro um cântaro. Era jovem, bonita e virgem. Após Rebeca encher seu cântaro, o servo lhe disse: “Dê-me um pouco de água”. “Beba, meu senhor”, disse ela, e o serviu.  Depois disse: “Tirarei água para os seus camelos” (v.15-20).
Eliézer a observava atentamente para saber se era a escolhida por Deus. Após os camelos beberem, ele deu à jovem um pendente e duas pulseiras de ouro e perguntou: “De quem você é filha?”. “Sou filha de Betuel, neta de Naor e Milca”, respondeu ela; “Temos bastante palha e forragem, e também temos lugar para vocês passarem a noite”. (v.21-25).
Surpreso com a rapidez da resposta de Deus, adorou ao Senhor, dizendo: “Bendito seja o Deus de Abraão, que atendeu as minhas preces, e me conduziu até a casa dos parentes do meu senhor” (v.26-27).
A jovem correu para casa e contou tudo à família. Seu irmão, Labão, saiu apressado até a fonte para conhecer o homem, pois vira o pendente e as pulseiras no braço de sua irmã, e ouvira o relato de Rebeca e lhe disse: “Venha, bendito do Senhor! Por que ficar aí fora? Já arrumei a casa e um lugar para os camelos”. (v.28-31)
Após descarregarem os camelos, e os homens se lavarem, foi servida a comida. Mas, antes de comerem Eliézer disse: “Sou servo de Abraão. O Senhor o abençoou muito, e ele se tornou muito rico. Deu-lhe ovelhas e bois, prata e ouro, servos e servas, camelos e jumentos” (v.32-35).
Falou sobre o nascimento de Isaque na velhice de Sara, o herdeiro das posses de Abraão. Disse sobre o juramento que fez a Abraão, e de sua oração ao chegar a essa região, e a rapidez da resposta de Deus. “Agora, se quiserem mostrar fidelidade e bondade a meu senhor, digam-me:sim ou não, para que eu decida o que fazer” (v.36-49).
Labão e Betuel responderam: “Isso vem do Senhor. Eis Rebeca; leve-a com você e que ela se torne a mulher de Isaque.” Ao ouvir a resposta, o servo de Abraão prostrou-se ao chão e adorou o Senhor.  Então deu jóias de ouro e prata e vestidos a Rebeca; e deu presentes valiosos ao irmão dela e à sua mãe. Depois comeram, beberam e ali passaram a noite. (v.50-54). 
Ao amanhecer, Labão e sua mãe pediram para ficar mais tempo com Rebeca, mas Eliézer disse: “Não me detenham, agora que o Senhor deu êxito a minha missão. Enviem-me de volta ao meu senhor”. Rebeca concordou na partida imediata. Abençoaram-na dizendo: “Que você se torne mãe de muitos milhares” (v.55-60.)
Rebeca e suas servas partiram com o homem. Certa tarde, Isaque saiu ao campo para meditar, e viu camelos se aproximando. Rebeca viu Isaque, e perguntou ao servo: “Quem é aquele que vem pelo campo ao nosso encontro?” “É meu senhor”, respondeu ele. Então ela se cobriu com o véu.  Depois o servo contou a Isaque tudo o que havia feito. Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou; assim Isaque foi consolado após a morte de sua mãe. (v.60-67)
Todo crente será melhor sucedido se reconhecer a mão de Deus em tudo que faz. Deus pode nos proporcionar bênçãos muito maiores do que imaginamos. Isaque permitiu que a escolha de sua esposa fosse feita conforme orientação de seu pai Abraão. Eliézer era uma pessoa de confiança. A oração do servo de Abraão foi prontamente atendida, aparecendo diante dele uma linda jovem, da família de Abraão, conforme ele solicitara. Deus responde as nossas orações. Precisamos aprender a confiar totalmente em Seu poder.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA