É como um grão de mostarda que, quando semeado na terra, é a menor de todas as sementes […]; mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças. Marcos 4:31, 32

Era o ano de 1884. Um jovem, conhecido como Borchardt, agrediu gravemente outra pessoa. Com medo da polícia, resolveu fugir em direção ao porto de Itajaí, no estado de Santa Catarina. Lá conseguiu embarcar clandestinamente em um navio para a Alemanha.

Em uma das escalas, encontrou dois missionários adventistas que lhe perguntaram se conhecia algum protestante no Brasil. Meio desconfiado, Borchardt respondeu que seu padrasto, Carlos Dreefke, era luterano. Os missionários pediram o endereço e, alguns meses depois, um pacote contendo revistas adventistas em alemão chegou à colônia de Brusque, Santa Catarina, com o selo de Battle Creek, Estados Unidos. A encomenda foi aberta no armazém de Davi Hort. Dreefke, desconfiado, pegou uma das revistas, com o título de A Voz da Verdade, e distribuiu as outras para seus amigos.

Com o tempo, algumas famílias demonstraram interesse e continuaram a pedir mais literatura, usando o nome do Sr. Dreefke. Ele, com medo de que algum dia lhe mandassem a conta, cancelou novos pedidos.

O que começou como uma viagem de um fugitivo se tornou o início da obra adventista no Brasil. Foi um começo simples e pequeno, como um grão de mostarda, mas Deus concedeu o crescimento. Hoje, o Brasil é o país com o maior número de adventistas do mundo.

Quando Deus está no comando, não precisamos temer os resultados. Às vezes, parece que apenas uns poucos aceitam a mensagem, os livros que entregamos são jogados fora, os convites distribuídos não são aceitos ou somos ridicularizados por fazer a obra missionária. Porém, Deus vai expandindo sua igreja por caminhos que não entendemos.

Nossa parte é não perder oportunidades nem desanimar quando os resultados não ocorrem como esperamos. O pouco nas mãos de Deus se torna muito. Ellen White diz: “É chegado o tempo em que podemos esperar que o Senhor faça grandes coisas por nós. Nossos esforços não devem afrouxar nem enfraquecer” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 111).

Sem o poder divino, a obra de evangelizar o mundo não será concluída. Contudo, há uma missão para cada um de nós, e o Céu conta conosco. Faça sua parte, compartilhe nossa esperança, e Deus produzirá os resultados.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA