Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Atos 17:11

Uma das seções da Bíblia mais difíceis de sincronizar é a cronologia de reis hebreus, encontrada em 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas. Após séculos de estudos exaustivos, a comunidade acadêmica concluiu que algumas discrepâncias não passavam de erros no registro bíblico. Por exemplo, como 2 Reis 9:29 pode dizer que Acazias de Judá começou a reinar no décimo primeiro ano de Jorão de Israel, se 2 Reis 8:25 afirma que foi no décimo segundo ano?

Quando era aluno do Instituto Oriental da Universidade de Chicago, Edwin R. Thiele tentou escrever sua dissertação de mestrado sobre as discrepâncias bíblicas, mas seu orientador, W. A. Irwin, não queria revisitar esses temas “sem solução”. Por fim, ele permitiu que Thiele fizesse sua tese doutoral sobre o tema controverso. Partindo do pressuposto de que a Bíblia não se contradiz, o pesquisador tentou sincronizar todas as cronologias problemáticas.

Thiele levou em conta as corregências, os reinados concomitantes e, sempre que possível, o mês em que o monarca subiu ao trono. Ao aprofundar sua investigação, descobriu que muitas aparentes discrepâncias nada mais eram do que “datação dupla”. Às vezes, o primeiro ano do reinado de um monarca era considerado o ano de sua coroação, enquanto outros lugares contavam a partir do primeiro ano efetivo de seu reinado.

No dia 17 de dezembro de 1943, Edwin Thiele se tornou doutor pela Universidade de Chicago, e sua tese se transformou em uma obra de referência sobre cronologia bíblica. As descobertas desse renomado erudito adventista foram publicadas primeiramente como artigo acadêmico e depois no livro Os Números Misteriosos dos Reis Hebreus, publicado em 1951 e revisado em 1965.

“As dificuldades das Escrituras têm sido apresentadas pelos céticos como um argumento contra a Bíblia; longe disso, no entanto, elas constituem poderosa evidência de sua inspiração divina” (Caminho a Cristo, p. 107). Muitas vezes, o problema não está com a Bíblia, mas com nossa falta de compreensão. Ao cavar um pouco mais fundo, nossos problemas podem ser resolvidos, e nossas dúvidas desaparecerão.

Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA