Meu coração se alegra no Senhor; o Senhor me fortaleceu! I Samuel 2:1

I Samuel 2 apresenta a oração de louvor de Ana e a perversidade dos filhos de Eli que é advertido por um profeta sobre o futuro dessa família. Ana, radiante com a bênção recebida, extravasa a gratidão em seu coração, louvando a Deus, falando da mudança radical em sua vida. De humilhada e triste, para uma nova vida com as bênçãos de Deus: “Meu coração se alegra no Senhor… Agora rio de meus inimigos… me alegro porque me libertaste!… A mulher que não tinha filhos agora tem sete, e a que tinha muitos desfalece…O Senhor empobrece alguns e enriquece outros, humilha e também exalta… Os que lutam contra o Senhor serão despedaçados…”. Então voltou com Elcana para casa deixando Samuel servindo ao Senhor como ajudante do sacerdote Eli (v.1-11).

Já os filhos de Eli, o sumo sacerdote, eram homens perversos, e não tinham nenhuma consideração com Deus, de quem eram sacerdotes. Usavam um garfo grande para pegar a carne dos animais oferecidos em sacrifício, e se alguém reclamasse era ameaçado. Eles tratavam com desprezo as ofertas para o Senhor. Eli sabia de tudo, mas se limitava a adverti-los, não os afastando das funções sacerdotais. Eles seduziam as moças que serviam junto ao tabernáculo. Eli lhes dizia: “Se alguém peca contra outra pessoa, Deus poderá intervir em favor do culpado. Mas, se alguém peca contra o Senhor, quem poderá interceder?” Mas, Deus já havia decidido tirar a vida deles (v.12-25).

O menino Samuel, alheio a tudo isso, servia ao Senhor. Ana, anualmente, quando vinha oferecer seus sacrifícios, lhe fazia uma pequena túnica. Ele crescia e era muito estimado pelo Senhor e pelo povo (v.18-21, 26).

Certo dia, um homem de Deus veio a Eli e o advertiu: “Assim diz o Senhor: Por que você despreza meus sacrifícios e ofertas? Por que honra seus filhos mais que a mim?… Prometi que os membros de sua família seriam meus sacerdotes. Agora, porém, declara o Senhor: Isso não acontecerá! Honrarei aqueles que me honram, e desprezarei aqueles que me desprezam. Ninguém de sua família chegará à velhice para testemunhar… seus filhos morrerão pela espada! Ambos morrerão no mesmo dia! Então levantarei um sacerdote fiel que me servirá e fará tudo que desejo (v.27-36).

Enquanto Ana e Samuel serviam ao Senhor com alegria, Eli e seus filhos não O serviam com o devido respeito. Escolha servir ao Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA