Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28:19

Desde o início, a igreja cristã reconhece sua missão no “ide” apresentado por Jesus na grande comissão. Segundo Ellen White, o conteúdo do verso de hoje “abrange todos os crentes em Cristo até ao fim dos séculos” (O Desejado de Todas as Nações, p. 822).

A ênfase das palavras de Cristo não está na expressão “ide”. Em realidade, no original grego, o imperativo está em “fazer discípulos”. Nosso chamado não é apenas para pregar e batizar, mas cumprir a missão, fazendo discípulos que tenham profundidade e compromisso com a evangelização.

Jesus não pediu algo novo aos apóstolos. Eles foram discipulados e deveriam discipular. Passaram três anos com o Mestre e foram chamados para compartilhar o que receberam. Jesus também recebeu do Pai o que compartilhou. Ele mesmo disse: “Assim como o Pai Me enviou, Eu também vos envio” (Jo 20:21).

Discipulado é oferecer o que foi recebido de Jesus, projetando a vida Dele em outra vida. Não é simplesmente preparar alguém para o batismo, mas para o Céu. Envolve compartilhar a Bíblia, mas também desenvolver a fé do novo discípulo. Dessa forma, o “ide” pode ser cumprido com muito mais consistência. Assim, a igreja não fica cheia de pessoas vazias, diminui o número daqueles que abandonam a fé e aumenta a quantidade de gente que conquista amigos para Jesus.

Essa é uma visão mais ampla do “ide”. Pensar assim nos desafia a compartilhar nossa esperança com uma visão voltada para as pessoas. O “ide” é a receita de Jesus para alcançarmos não apenas aqueles que vivem perto de nós, mas o mundo todo. A ênfase global da missão não ocorre apenas em Mateus 28.
Em Mateus 24:14, Jesus diz que o “evangelho do reino” deve ser pregado “a todo o mundo” antes do fim. Em Atos 1:8, a promessa do Espírito Santo é dada com vistas a alcançar as pessoas “até aos confins da terra”. Em Apocalipse 10:11, recebemos o chamado para pregar a “muitos povos, nações, línguas e reis”. No capítulo 14:6 do mesmo livro, o anjo representa a igreja que prega o evangelho eterno “a cada nação, e tribo, e língua e povo”. Podemos dizer que encontramos cinco comissões evangélicas no Novo Testamento.

O “ide” de Jesus é para nós. Ele deseja alcançar a todos. Ajude a cumprir a missão, fazendo discípulos que tenham profundidade, compartilhem a fé e se empenhem em levar nossa esperança a todo o mundo.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA