Por que você desprezou a palavra do Senhor e fez algo tão horrível? II Samuel 12:9

Em II Samuel 12, vemos as consequências da irresponsabilidade de Davi, ao tomar a esposa de Urias, Bate-Seba, e envia-lo para a frente de batalha para morrer. O Senhor enviou o profeta Natã para adverti-lo, e este contou sobre um homem rico que tinha muitas ovelhas e um pobre que tinha uma única. Um dia, com a chegada de um visitante na casa do rico, este, ao invés de pegar uma de suas ovelhas para preparar alimento para o visitante, se apropriou da unica ovelha do pobre. Davi ficou indignado ao ouvir esse relato. Disse que a pessoa deveria ser punida com a morte. Então Natã disse que esse homem era o próprio rei Davi, que havia tomado a esposa de Urias e mandado matá-lo. Nada passa desapercebido de Deus (v.1-8).

Natã repreendeu Davi por ter desprezado a palavra do Senhor, e avisou que a espada jamais se afastaria de sua família, e que aquilo que Davi fez as escondidas, aconteceria abertamente, diante dos olhos de todo Israel, quando suas esposas seriam seduzidas por outro a vista do povo (v.9-12).

Davi confessou seu pecado e se arrependeu do que havia feito. Natã disse que o Senhor o perdoara, e Davi não morreria pelo pecado, mas o seu filho com Bate-Seba viria a falecer. A criança adoeceu, e após sete dias faleceu. Nesse período, Davi suplicou ao Senhor para poupar a criança. Jejuou e passou a noite prostrado no chão, sem se alimentar, apesar da insistência de seus servos. Após a morte dela ele se recompôs e se alimentou, pois nada mais poderia fazer pela mesma. Consolou Bate-Seba, e ela engravidou e deu a luz um filho, que chamaram de Salomão. Natã disse que o Senhor amou essa outra criança, e ela deveria se chamar Jedidias “amado do Senhor”. Depois disso, Davi ainda conquistou os amonitas (v.13-31).

Davi conseguia conquistar outras nações e as subjugar, mas tinha dificuldade de subjugar o próprio eu. Ele sabia dos propósitos de Deus em sua vida, mas, em algumas situações, passou por cima deles e fez a sua própria vontade. Precisamos subjugar o eu e fazer a vontade de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA