Quando Davi soube do ocorrido ficou furioso. Absalão odiou profundamente seu irmão Amnom pelo que ele fez à sua irmã, Tamar. II Samuel 13:21-22

Em II Samuel 13 , acontece uma situação constrangedora na família de Davi. Absalão e Tamar, eram filhos de Davi com Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur. Amnom era o filho mais velho de Davi com Ainã, de Jezreel. Amnom se apaixonou por sua meia irmã Tamar, e seguindo os conselhos de seu primo Jonadabe, simulou estar doente, e quando seu pai foi visitá-lo, pediu que permitisse a Tamar cuidar dele. Davi, não percebendo os planos de seu filho, autorizou que ela fosse fazer uns pães para ele (v.1-7)

Tamar veio e fez os pães, então Amnom dispensou seus servos, e a agarrou a força. Apesar dos apelos dela ele a seduziu, e a humilhou mandando que um de seus servos a colocasse para fora e trancasse a porta (v.8-19).

Quando Absalão soube do ocorrido, a abrigou em sua casa, e planejou uma forma de se vingar de Amnom. Davi ficou furioso com o que Amnom fizera, mas não fez nada a respeito. Passados dois anos, na época da tosquia de suas ovelhas, Absalão convidou Davi e seus irmãos para festejarem com ele. Davi não foi, mas seus filhos foram participar. Absalão esperou Amnom se embriagar, então mandou dois de seus servos matá-lo. Os demais irmão fugiram rapidamente. Davi foi informado que Absalão matara todos os filhos do re. Mas, logo o próprio Jonadabe, o cérebro de toda essa desgraça, correu para avisa-lo de que apenas Amnom fora assassinado (v.20-36).

Davi chorou muitos dias por Amnom. Absalão fugiu para a terra de Talmai, rei de Gesur, onde permaneceu por três anos (v.37-39). Davi foi um ótimo rei, enquanto permitiu que o Senhor dirigisse sua vida. Mas no âmbito familiar, falhou e muito, pois não consultou ao Senhor antes de escolher suas esposas, nem na educação dos filhos. Seu mal exemplo no caso de Bate-Seba originou esse desmantelamento familiar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA