Finalmente sei que obtive o favor do meu senhor, o rei, pois atendeu a meu pedido! II Samuel 14:22

Em II Samuel 14, Joabe percebe que Davi tem saudades de Absalão, então prepara uma encenação para sensibilizar Davi a aceitar a volta do filho. Para tanto, contrata uma mulher sábia de Tecoa. Pede que ela se passe por uma viúva, que enfrenta uma situação difícil, pois seus filhos teriam brigado e um matou o irmão. Agora o povo quer que ela entregue o filho assassino, para que façam justiça. Com esse enredo, ela se apresenta diante de Davi e conta essa história. “Querem apagar a última brasa que me restou; se o fizerem, o nome e a família de meu marido desaparecerão da face da terra” (v.1-7).

Davi se sensibiliza com a história e promete ajudá-la, não permitindo que ninguém faça qualquer mal ao seu filho. Então ela lhe disse: “Ao tomar essa decisão, o senhor condenou a si mesmo, pois se recusou a trazer para casa seu filho banido… Sei que o Senhor é como um anjo de Deus, capaz de discernir entre o bem e o mal…” (v.10-17).

Então o rei lhe pergunta se Joabe estaria por traz disso, e ela responde de forma positiva. Davi manda chamar Joabe e lhe diz para trazer novamente Absalão. Joabe ficou contente pelo fato de Davi ter atendido o seu pedido. Joabe buscou Absalão e o trouxe de volta, mas Davi disse que ele poderia voltar para sua casa, mas não deveria vir a sua presença (v.18-24).

Ele morou 2 anos em Jerusalém, mas não podia ir a presença do rei. Chamou Joabe, e como esse não vinha, mandou atear fogo na plantação dele. Por fim Joabe veio para tirar satisfação com Absalão, e este lhe pediu que fosse a Davi para que este viesse a recebê-lo: “Quero ver o rei”. Joabe contou ao rei o que Absalão lhe dissera, e Davi mandou chamar Absalão, e os dois então puderam se reencontrar (v.25-33).

Davi criou os filhos tão distantes de si, que não imaginava o próximo passo de Absalão. Davi tinha visto apenas o começo dos maus efeitos de sua condescendência para com os filhos. O rei estava enfraquecendo diante do povo e Absalão começou a ganhar a simpatia do povo. Quando colocamos os nossos interesses a frente dos planos de Deus, os resultados são os piores possível.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA