Os israelitas examinaram as provisões deles, mas não consultaram o Senhor a respeito. Josué 9:14

Em Josué 9, os líderes israelitas foram precipitados em tomar uma decisão, e não se lembraram de consultar a Deus. Isso trouxe um certo desconforto para a nação ao ver como foram facilmente enganados. Os reis das nações vizinhas estavam cientes do que o Deus de Israel estava fazendo pelo Seu povo, e isso fez com que eles se unissem para enfrentar ao povo de Deus. Mas os gibeonitas tiveram uma atitude diferente, pois ao invés de se aliarem a essas nações, usaram de astúcia para se salvar e fazer um tratado de paz com Israel as custas do engano. Simularam, através de sacos gastos, vasilhas de couro rachadas, roupas e calçados gastos, pães secos, de que vinham de uma terra muito distante, e desejavam fazer um tratado de paz, pois tinham ouvido falar dos grandes feitos do Deus de Israel (v.1-6).

Foram interrogados, tiveram seus pertences examinados, e Josué e os demais líderes aceitaram fazer paz com essa nação. Três dias depois de fazerem esse tratado, descobriram que os gibeonitas viviam a três dias de distância. Os israelitas quiseram destruir a cidade, mas os líderes não o permitiram devido ao juramento feito em nome do Senhor, o Deus de Israel. (v.7-18).

Então fizeram com que os gibeonitas fossem seus servos, tanto rachando lenha, como carregando água para toda a comunidade israelita e para o altar do Senhor, no lugar que o Senhor escolhesse construí-lo. Josué ainda os amaldiçoou: “Sejam amaldiçoados! Vocês serão sempre servos”. Os gibeonitas se submeteram a servidão e assim preservaram as suas vidas (v.19-27).

Podemos aprender que, não devemos tomar decisões precipitadas, mesmo tendo muitas evidências diante de nossos olhos, sem antes consultar ao Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA