Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo Teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

Somos o povo da Bíblia. Precisamos manter e aprofundar essa visão. Nossa doutrina é muito bem fundamentada na Palavra de Deus, os membros da igreja a conhecem e nossa pregação deve estar profundamente alicerçada em seu uso e em suas palavras.

Em certa ocasião, assisti a um culto em que o pregador, em seu sermão, apresentou histórias, ilustrações engraçadas, citações de cientistas, psicólogos e outros estudiosos, mas nenhuma passagem da Bíblia. Para muitos, aquela manhã de sábado foi a única ocasião em que estiveram acessíveis para receber o alimento espiritual, mas saíram vazios da igreja.

Em muitos casos, pregadores querendo ser modernos, criativos e tecnológicos substituem o uso da Bíblia pela mídia. Apresentam sermões bem ilustrados em PowerPoint e afins, nos quais a Bíblia é mencionada mas não aberta. Outras vezes, são usados tablets e smartphones ou outro equipamento tecnológico nas mãos, em lugar da própria Bíblia.

A Bíblia é o livro que nos acompanha por toda a vida. É nela que lemos, sublinhamos, anotamos, nos emocionamos, deixamos nossas marcas. Ela registra nossa caminhada com Deus. Não muda, está sempre ali, ainda que usada e marcada. A Bíblia tem uma relação emocional e de reforço espiritual com seu leitor. Por favor, no púlpito ou na comunhão pessoal, use a Bíblia!

A Bíblia tem muitas características que a distinguem. É exclusiva: não é um equipamento qualquer que serve para muitas atividades, entre as quais a leitura de palavras inspiradas. É única: consagrada e dedicada ao encontro com o Senhor. É motivo de respeito: cuidamos dela com o carinho e a solenidade que dedicamos a Deus.

Não sou contra o uso da tecnologia. Eu a utilizo para fazer leituras e pesquisas. Ela pode ser muito útil, pois existem sites riquíssimos, bons materiais e programas que potencializam o conteúdo bíblico. Isso tudo pode fazer parte do dia a dia. Inclusive serve de apoio ao crescimento espiritual e na comunhão com Deus, mas os recursos tecnológicos não podem substituir o uso da Bíblia Sagrada. Deixá-la de lado ou substituí-la por algum equipamento pode parecer moderno, mas não tem o mesmo resultado. Por isso, use sempre a Bíblia e a tenha em mãos como companheira.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA