Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Mateus 25:19

A parábola dos talentos é apresentada no contexto de Mateus 24 e 25. Esses capítulos revelam o cenário que antecederá a volta de Jesus. Alguns aplicam essa parábola ao uso dos dons, outros ao dinheiro, mas ela tem a ver, essencialmente, com um negócio deixado nas mãos de um grupo de servos.

O senhor entregou cinco talentos a um, dois a outro e apenas um para o último. Deu a “cada um segundo a sua própria capacidade” (Mt 25:15). Ao final, proferiu uma bênção especial aos que os multiplicaram e uma dura maldição ao que apenas manteve o que recebeu.

Essa mensagem está relacionada ao cumprimento da missão nos eventos finais. O contexto em que ela ocorre aponta para nossa esperança futura. Para reafirmar isso, Cristo usa a expressão “voltou o Senhor” (Mt 25:19). Essa referência indireta a Seu retorno à Terra aponta para posturas distintas em relação à pregação do evangelho que se manifestarão na igreja próximo à volta de Jesus.

Jesus nos entregou o negócio da multiplicação de pessoas para Seu reino. É nosso dever participar dessa obra, e a omissão não é uma opção para os mordomos do Senhor. Para multiplicar a igreja, precisamos que o poder do Espírito Santo nos mantenha concentrados na missão, apaixonados por ela e comprometidos com a parte que nos cabe. Nosso chamado não é para manter, mas para multiplicar a igreja do Senhor.

Temos entre nós os que multiplicam e aqueles que apenas mantêm. Aqueles que representam o servo negligente não se envolvem, não vibram nem cumprem a missão. Há outros que tentam fazer isso, mas aplicam zelo equivocado. Em igrejas de gente assim, não ocorre multiplicação, mas divisão.

A multiplicação é um processo simples. Cada um faz sua parte, e o resultado aparece. Se cada adventista levasse apenas uma pessoa ao batismo a cada ano, em nove anos poderíamos batizar todos os habitantes dos países que compõem a Divisão Sul-Americana. Não seria maravilhoso?

Ellen White nos diz: “Devemos trabalhar segundo o plano da adição, e o Senhor operará segundo o plano da multiplicação” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 379). Faça a sua parte, e Deus multiplicará o número dos salvos.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA