“Se alguém quer vir após Mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”. Mateus 16:24

“Se alguém vem a mim e ama seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e até sua própria vida mais do que a mim não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.” Lucas 14:26-27. Jesus não desejava seguidores que fossem movidos apenas pelo desejo de se beneficiar dos inúmeros milagres que Ele realizava. Segui-Lo para obter satisfação de nossos desejos seria equivalente a buscar um relacionamento oportunista com Ele. Em viz disso, Jesus deseja que Seus seguidores morram diariamente para interesses próprios, desejos egoístas e quaisquer ambições que impeçam o relacionamento com Ele. Seu chamado para calcular o custo de segui-Lo foi um convite aos Seus ouvintes para, acima de tudo, compreenderem e aceitarem os termos de segui-Lo.

Jesus também requer de Seus seguidores uma devoção que supera o instinto de preservar a própria vida. Os discípulos devem priorizar sua devoção a Ele acima da própria vida. Como símbolo de uma morte inevitável e extremamente excruciante, tomar a cruz para seguir Jesus simboliza o compromisso com o custo mais alto possível de ser Seu discípulo. Assim como carregar uma cruz literal era um ato de submissão aos romanos, tomar a própria cruz para seguir a Jesus refere-se ao chamado para que Seus discípulos submetam-se completamente a Ele.

Discipulado não é ter Jesus à nossa disposição. Em vez disso, é transferir para Ele a propriedade de tudo o que nos pertence. Jesus é direto porque não deseja que ninguém se aliste para o discipulado com Ele e depois seja surpreendido pelo alto custo necessário para fazê-lo. Jesus não quer que Seus discípulos sejam possuidos por nada ou qualquer pessoa além Dele.

Em Lucas 14, Jesus menciona dois absolutos ligados ao custo de Ser discípulo. O primeiro absoluto é “se alguém”, no versículo 26, e “quem”, no versículo 27 – isto é, todas as pessoas. Longe de se referirem a uns poucos escolhidos, os pronomes “se alguém” e “quem” indicam que o custo de ser discípulo de Jesus se aplica a todo indivíduo que deseja segui-Lo, não importando a posição social. O segundo absoluto é renunciar “a tudo o que tem” (Lucas 14:33). Renunciar a tudo para seguir Jesus não significa apenas renunciar a alguma coisa fisicamente, mas também abandonar emocionalmente o que já renunciamos fisicamente, de modo que não sejamos dominados por aquilo. Jesus estava basicamente desafiando aqueles que pensavam em segui-Lo a deixar de lado a própria agenda e aceitar a agenda Dele.

Esse absoluto enfatiza o fato de que um discípulo não deve permitir que nada se interponha no caminho da entrega completa a Cristo. A expectativa de Jesus é que toda pessoa que deseja segui-lo esteja absolutamente disposta, a qualquer momento, a abrir mão de todos seus relacionamentos, de todas as posses e até mesmo da própria vida. Jesus exige uma mudança de atitude de cada indivíduo que deseja seguí-Lo, levando a um compromisso diário de pertencer a Ele a qualquer custo. Essa expectativa divina é uma advertência para toda pessoa que deseja ser Seu discípulo, para que não tente fazer Dele simplesmente um meio para alcançar os próprios fins. Jesus espera que Seus discípulos troquem a própria vontade pela vontade Dele e entreguem totalmente o controle de seu destino a Ele. “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gal.2:20). LES, 4o Trim.2023, p.102-103.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA