O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. – Provérbios 28:13

Em Provérbios 28, Salomão faz uma seleção de textos analisando a impiedade do ser humano, a decadência moral e social, a opressão, os gananciosos, o que encobre as suas transgressões, os avarentos, os invejosos…

  1. Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão. Quando a morte se aproxima, fica evidente a diferença entre o justo corajoso e o covarde pecador.
  2. A corrupção moral de uma nação faz cair seu governo, mas o líder sábio e prudente traz estabilidade. A decadência social e moral resulta, muitas vezes, na rápida sucessão de governantes.
  3. O pobre que oprime os pobres é como a chuva impetuosa, que causa a falta de alimento. É como a enxurrada, que carrega a parte de cima da terra, em vez de promover germinação e crescimento.
  4. Os que deixam a lei louvam o ímpio; porém os que guardam a lei contendem com eles. Somente aquele que rejeita a autoridade da lei se agrada com o sucesso de uma pessoa má.
  5. Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam ao Senhor entendem tudo. Quem rejeita a lei de Deus não enxerga a diferença entre o certo e o errado.
  6. É melhor ser pobre e honesto que ser rico e desonesto, um pobre sincero, do que um rico falso.
  7. Pratique a Lei de Deus, e construirá uma reputação pela sabedoria; saia com os perdidos, e constrangerá sua família.
  8. O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre. No devido tempo uma amigo dos pobres devolverá tudo a eles.
  9. O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Deus não dá a mínima para as suas orações.
  10. Quem leva os justos para o mau caminho cairá na própria armadilha, mas os íntegros herdarão o bem.
  11. O pobre sábio, que confia em Deus, vê além da aparente prosperidade e enxerga os transtorno que aguardam os ricos.
  12. Quando o justo está na liderança, o povo sabe que será bem tratado; mas quando é o ímpio, o povo esconde suas riquezas e evita atrair a atenção de governantes que buscam favorecer a si próprios.
  13. O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Aquele que acaricia o pecado está resistindo a atuação do Espírito Santo e endurecendo o coração.
  14. Bem-aventurado o homem que continuamente teme a Deus, e procura fazer o que é correto; mas o que endurece o seu coração cairá no mal. 
  15. Como leão rugidor, e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre. O Senhor cuida de Seu povo.
  16. O líder falto de entendimento é também um grande opressor, mas o que odeia a avareza, a corrupção, prolongará seus dias.
  17. O assassino assombrado pela culpa está condenado; não haverá socorro para ele.
  18. O que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo. A vida tortuosa resulta em condenação.
  19. O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza. Os que buscam as coisas vãs da vida, em vez de trabalhar, certamente cairão em pobreza material e espiritual.
  20. O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune. Esquemas para ganhar dinheiro fácil são pura ilusão.
  21. Nunca é bom agir com parcialidade, mas há quem faça o mal até por um pedaço de pão. 
  22. O que quer enriquecer depressa é homem de olho maligno, porém não sabe que a pobreza há de vir sobre ele. Para o avarento, não há ganho permanente, no final ele acabará falido.
  23. O que repreende o homem gozará mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua. A repreensão sábia traz recompensas tanto para quem a dá quanto para quem a recebe.
  24. O que rouba aos próprios pais, e diz: ‘Que mal há nisso?’, não é melhor do que o assassino. Cristo condenou os que se recusavam a sustentar os pais por haver dedicado a propriedade ao templo  (Mateus 15:4-6).
  25. O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no Senhor prosperará. 
  26. O que confia no seu próprio coração, nos próprios planos, o doutor sabe-tudo, é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.
  27. O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições. 
  28. Quando os ímpios estão no poder, as pessoas de bem não prosperam, pois parte de seus lucros são para pagar impostos exorbitantes, mas quando perecem, os justos prosperam. 

Mais uma vez Salomão dá aulas sobre as consequências de escolhas e atitudes erradas, que não são do agrado de Deus. Apenas os que confiam inteiramente em Deus e que andam retamente diante de Seus olhos, prosperarão, mesmo que não seja agora, mas tem a eternidade garantida, ao passo que os ímpios serão destruídos com Satanás e seus anjos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA