Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Ezequiel 37:8

A obra do Espírito Santo é fundamental para a igreja. Sem Ele, somos apenas uma estrutura sem vida, incapaz de fazer o que se espera de nós. No entanto, Ele tem sido esquecido por alguns, confundido por outros, e Sua obra perdeu muito do destaque que deveria ter. Como resultado, nos tornamos mais fracos na luta contra o pecado e no cumprimento da missão. Acabamos nos tornando espiritualmente pálidos e sem vida.

Essa realidade foi muito bem ilustrada pela visão que o profeta Ezequiel teve de um vale com ossos secos (Ez 37:1-14). Ela veio numa época em que o povo de Israel estava ameaçado de destruição por ter se afastado da Palavra de Deus e caído em apostasia.

Ezequiel ficou impressionado com a quantidade desses ossos e com a condição em que estavam: “Eram muito numerosos” e “estavam sequíssimos” (Ez 37:2, NAA). Expostos ao vento e à chuva, haviam perdido todo o vestígio de vida. Um detalhe chamou ainda mais a atenção do profeta: essas cenas lhe foram apresentadas no mesmo lugar em que ele havia tido a visão da majestade de Deus (Ez 3:22, 27).

Ezequiel ouviu a pergunta: “Filho do homem, acaso poderão reviver estes ossos?” Com fé, ele respondeu: “Senhor Deus, Tu o sabes” (Ez 37:3), reconhecendo que somente o Senhor seria capaz de fazer aquele milagre. O profeta seria apenas um instrumento e, por isso, recebeu a ordem de profetizar àqueles ossos secos.

Ezequiel ainda estava falando, mas já havia percebido o efeito de suas palavras. Houve agitação entre os ossos, até que um esqueleto foi formado. Apareceram os nervos, que se uniram aos ossos, a carne ocupou seu lugar, e os músculos, também. Lá estavam todos os órgãos, mas ainda faltava a vida.

Por mais poderosa que seja, a palavra do homem apenas move os ossos. Ela é capaz de pregar, cantar, entusiasmar, organizar, impressionar e liderar, mas é só isso. Produzimos algumas mudanças exteriores, reformas e melhorias, mas não podemos restaurar vidas.

Quando o Espírito Santo é recebido, a igreja é revestida de poder, o pecado é vencido e a vida de Cristo nos é comunicada. Ore hoje para que o Vento de Deus sopre sobre nós e transforme nossos ossos secos em um poderoso exército de salvação.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA