Saul atendeu a voz de Jônatas e jurou: Tão certo como vive o SENHOR, ele não morrerá. – I Samuel 19:6
Saul estava determinado a matar Davi, e não escondeu isso de ninguém. Jônatas tentou interceder por Davi, junto a seu pai, e obteve sucesso, mas por pouco tempo. Conseguiu até arrancar uma promessa de seu pai de que não mataria a Davi. inclusive Davi foi reintegrado ao comando do exército de Saul. Houve guerra contra os filisteus, e Davi e seu exército obteve mais uma vitória. Em um dia em que Saul estava dominando pelo espírito maligno, Davi tocava sua harpa, como sempre que isso ocorria, e Saul atirou sua lança contra Davi, mas Davi escapou e fugiu dali (v.1-10).
Chegando em casa, foi alertado por sua esposa, Mical, de que Saul enviaria soldados para o matar pela manhã, e com a ajuda dela, fugiu pela janela. Mical tomou um ídolo do lar, um deus estranho, e o colocou na cama, como se fosse Davi. Ter ídolos já era impróprio para um povo que dizia seguir a Deus, mas não parou por aí, pois logo mentiu para os soldados que vieram a sua casa, dizendo que Davi estava doente, e também a seu pai, dizendo que Davi a ameaçou de morte. Saul tinha a sua família mal estruturada ao invés de permanecer nos caminhos do SENHOR. Esse era um dos motivos de ser constantemente tomado pelo espírito maligno (v.11-17).
Ao saber que Davi estava na casa do profeta Samuel, e enviou três grupos de oficiais para prende-lo, mas todos os oficiais acabavam profetizando, e não tinham sucesso em seu intento. O próprio Saul também foi para prendê-lo e acabou profetizando por um dia inteiro, na presença de Samuel (v.18-24).
Saul tinha muitos problemas, com espírito maligno, e com a adoração a outros deuses. Deus estava com Davi e o protegia das investidas do rei. Quando escolhemos servir a Deus, por mais que parece que Deus se esqueceu de nós, Ele não nos abandona, e no momento oportuno nos livra e nos leva a vitória.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA