Para onde quer que o Espírito fosse, os seres viventes iam, e as rodas os seguiam, porque o mesmo Espírito estava nelas. Ezequiel 1:20
No início do século 20, quando Henry Ford começou a fabricar carros em série para atender à demanda da população, ele dizia que a pessoa poderia escolher um Ford T de qualquer cor, desde que fosse preto. Logo depois, pressionado pela concorrência, teve que pensar em outras opções, e a complexidade foi aumentando. Hoje, os carros são muito mais sofisticados, complexos e conectados do que no passado. O computador faz quase tudo. Só não paga o combustível!
Você já teve a sensação de que o mundo também está cada vez mais complexo? Isso não é apenas impressão. Ele está mesmo. O número de senhas, ligações, mensagens, convites, compromissos, leis, regulamentos, aparelhos, máquinas, entre uma infinidade de outras coisas, cresce a cada dia. Nossa sociedade é a mais complexa de todos os tempos.
Diante da complexidade, a primeira ideia que vem à mente é buscar uma vida mais simples, longe de celulares, agendas e reuniões. Contudo, nem sempre dá para fugir para uma vida bucólica, no campo. Essa solução pode servir para alguns, mas não para a maioria. Além disso, constatamos que as coisas que Deus faz têm grande complexidade interior, mas se apresentam de modo maravilhosamente simples. Esta, aliás, é a marca dos melhores produtos: sofisticação no mecanismo, mas elegância, simplicidade e facilidade no uso.
Deus, que é simples e complexo ao mesmo tempo, pode ajudá-lo a lidar com a complexidade da vida, não importa onde você esteja ou o que faça. Numa visão dada no ano 593 a.C. a Ezequiel, um jovem exilado judeu que vivia num assentamento junto ao rio ou canal Quebar, em Babilônia, foi-lhe mostrado um intrincado mecanismo envolvendo querubins e uma espécie de trono móvel do Altíssimo com várias rodas. Todo o conjunto era controlado pelos movimentos do Espírito de Deus. O entrosamento era perfeito, e o resultado, glorioso. Deus entende mais de complexidade e simplicidade do que o melhor teórico do planeta.
Talvez Deus não elimine a complexidade de sua vida, mas o capacitará a entendê-la. Estudos na área da psicologia indicam que, para você se sentir bem, sua atividade não deve ser fácil nem difícil demais. É quando você sente prazer em mergulhar no que está fazendo que atinge o chamado fluxo ou fluir.
Neste mundo complexo, Deus capacitará você a transformar o desafio mais complicado em um fluxo de prazer. Siga o movimento do Espírito divino e a vida fluirá com mais leveza e facilidade.