Então, se dispôs Eliasibe,o sumo sacerdote, com os sacerdotes, seus irmãos, e reedificaram a Porta das Ovelhas; consagraram-na, assentaram-lhe as portas e continuaram a reconstrução até a Torre dos Cem e à Torre de Hananel. – Neemias 3:1

Em Neemias 3, o povo começa as obras para reconstrução dos muros de Jerusalém, e, Eliasibe, o sumo sacerdote, tomou a dianteira, e juntamente como outros sacerdotes, assumiram a reedificação da Porta das Ovelhas e a reconstrução dos muros até a Torre dos Cem e à de Hananel. Cada família assumiu uma porção da reedificação dos muros, e o conserto que se fazia necessário nas portas da cidade. Algumas partes dos muros foram reconstruídos por apenas uma família, outros já foram necessárias a união de uma boa parte do povo para a obra. Algumas portas estavam inteira e precisavam de apenas alguns ajustes, outras tiveram que ser refeitas, porque foram totalmente queimadas (v. 1-2).

Homens de habilidade e influência organizaram as diferentes classes de cidadãos em grupos, ficando cada líder responsável pela edificação de certa parte do muro. E alguns construíram “defronte de sua casa”. Salum trabalhou com suas filhas na reconstrução. Além dos sacerdotes, também os governadores das cidades de Judá, alguns ourives, perfumistas, outros negociantes, enfim, todo o povo, independentemente de sua classe social, estava envolvido na obra (v.3-32).

Neemias acompanhou tudo, dirigindo os trabalhadores voluntário, anotando os obstáculos e tomando providências para cada emergência. Com palavras oportunas encorajava os tímidos, ativava os lentos, e aprovava os diligentes. E vigiava sempre os movimentos de seus inimigos, que de tempos em tempos se reuniam à distância, e se empenhavam em conversação, como se tramando alguma maldade.

O coração de Neemias estava constantemente erguido para Deus, o grande Supervisor de tudo. “O Deus dos Céus, é o que nos fará prosperar” (Neemias 2:20); e as palavras ecoavam e tornavam a ecoar, comovendo o coração de todos os reconstrutores do muro. Precisamos arregaçar as mangas e botar as mão à obra, no trabalho de Deus, e Ele estará conosco nos abençoando.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA