Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui. Atos 17:6
Paulo e Silas estavam em Tessalônica. Como era de costume, foram à sinagoga no sábado. Aquele era o lugar ideal para adorar, mas também para encontrar corações sinceros.
Durante três sábados, Paulo pregou, mostrando Jesus nas profecias do Antigo Testamento, apresentando Seu ministério no santuário celestial e Sua volta à Terra. Segundo Ellen White, o impacto da mensagem sobre a segunda vinda foi tão forte “que produziu na mente de muitos dos ouvintes uma impressão que nunca mais se apagou” (Atos dos Apóstolos, p. 228, 229).
Os resultados foram impressionantes. Primeiramente “foi atraída a atenção de grandes congregações” (ibid., p. 229). Em seguida, uniram-se a eles “numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres” (At 17:4).
No entanto, os judeus ficaram incomodados e reuniram uma turma de malandros para atacar Paulo e Silas. Como não encontraram os evangelistas, “alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo” (At 17:5). Eles foram levados às autoridades e acusados de ser apoiadores dos dois pregadores.
Querendo atacá-los, os judeus acabaram fazendo um grande elogio dizendo: “Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (At 17:6). A versão King James diz que eles estavam “virando o mundo de cabeça para baixo”.
Essa acusação mostra o tamanho do impacto causado por uma obra que alcançava tantas pessoas e mexia intensamente com as crenças judaicas. Onde os cristãos chegavam, as coisas nunca mais voltavam a ser como antes. Os pregadores eram impactantes; a mensagem, transformadora; e a igreja, relevante. Essa combinação “virou o mundo de cabeça para baixo”.
E a igreja da qual você é membro? Também está “transtornando” ou “virando de cabeça para baixo” sua comunidade? A presença dela é sentida, sua atuação é efetiva, a mensagem é poderosa, e os resultados, impactantes?
E sua vida? Tem sido marcante, com uma visão missionária e uma liderança que move a igreja? Onde quer que você esteja, faça a diferença, mova sua igreja, com brilho nos olhos e fogo no coração.
Erton Kohler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB
Pelo que dá pra entender até mesmo outros cristãos que apoiavam as viagens evangelizadoras de Paulo eram também perseguidos, como devia ser dificil pregar o evangelho com pessoas querendo sua cabeça.
Bom dia Flávia!
Realmente não era fácil ser um embaixador de Cristo, e aqueles que os apoiavam, que também eram Seus embaixadores, eram perseguidos e mortos. Assim fazendo, os perseguidores tentavam intimidar os demais para que não viessem a aceitar a mensagem de salvação. Nos tempos finais não será diferente. Precisamos conhecer muito bem a Palavra de Deus para não nos deixarmos enganar e se intimidar pelos seguidores de Satanás.
Um forte abraço, e que a paz de Deus seja uma realidade em tua vida!