Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. – Isaías 9:6

Em Isaías 9, o profeta Isaías fala sobre a alegria a ser desfrutada com o nascimento e o reino do Messias. Também fala sobre os juízos sobre Israel por causa do orgulho, da hipocrisia e impenitência.

Esperança no Messias (V.1-7):

Contudo (continuação de Isaías 8), esse tempo de escuridão e desespero não durará para sempre. A terra de Zebulom e de Naftali será humilhada, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão, ela se encherá de glória. O povo que caminhava em trevas verá uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz (o Messias). Fizeste crescer a nação de Israel, e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti como os que se regozijam na colheita, como os que exultam quando dividem os bens tomados na batalha, os despojos da guerra.

Pois Tu quebrarás o jugo que os oprimia, que estava sobre os seus ombros. Quebrarás a vara do opressor, como fizestes  ao destruir o exército de Midiã. As botas dos guerreiros e os uniformes manchados de sangue das batalhas serão queimados como lenha no fogo. Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará com que isso aconteça.

A ira do Senhor contra Israel (v.8-21):

O Senhor enviou uma mensagem contra Jacó, e seu julgamento atingiu Israel. Todo o povo ficará sabendo, tanto Efraim como os habitantes de Samaria, que dizem com orgulho e arrogância de coração: “Os tijolos caíram, mas nós reconstruiremos com pedras lavradas; as figueiras bravas foram derrubadas, mas nós as substituiremos por cedros”. Mas o Senhor fortaleceu os adversários de Rezim para atacá-los e incitou contra eles os seus inimigos. Os arameus (os sírios) do leste e os filisteus do oeste devoraram Israel, escancarando a boca. Apesar disso tudo, a ira divina não se desviou; sua mão continua erguida para castigar.

Mas o povo não se voltou para aquele que os feriu, nem buscou o Senhor dos Exércitos.  Por essa razão o Senhor corta de Israel tanto a cabeça como a cauda, tanto a palma como o junco, num único dia; as autoridades e os homens de destaque, os líderes são a cabeça, os profetas que ensinam mentiras são a cauda. Aqueles que guiam este povo o desorientam, e aqueles que são guiados deixam-se induzir ao erro,são conduzidos pelo caminho da destruição.

Por isso o Senhor não terá nos jovens motivo de alegria, nem terá piedade dos órfãos e das viúvas, pois todos são hipócritas e perversos, e todos falam loucuras. Apesar disso tudo, a ira dele não se desviou; sua mão continua erguida. Porque a impiedade queima como fogo em um matagal; consome roseiras bravas e espinheiros, põe em chamas os matagais da floresta, fazendo nuvens de fumaça. Pela ira do Senhor dos Exércitos a terra será ressecada, e o povo será como lenha no fogo; ninguém poupará a seu irmão. 

Atacarão o vizinho à direita, mas ainda estarão com fome; à esquerda comerão, mas não ficarão satisfeitos. Cada um comerá a carne do seu próprio irmão. Manassés se alimentará de Efraim, Efraim se alimentará de Manassés, e juntos eles se voltarão contra Judá. Apesar disso tudo, a ira divina não se satisfará; sua mão continua erguida para castigar. 

Apesar da promessa da vinda do Messias, o povo continuou se rebelando contra Deus. Visto que Israel não se arrependeu, o Senhor não poderia fazer mais nada além de enviar mais juízos, que cortariam deles “cabeça e cauda”. A nação seria destruída por completo, e os juízos cairiam em especial sobre aqueles que desviaram a nação, principalmente o grupo responsável por prover liderança espiritual, mas que conduzira o povo pelos caminhos do erro. Isaías não os poupou nas mensagens de repreensão. Apegue-se a Palavra de Deus e não dos homens, para que não venha a queimar juntamente com os que desviam o povo de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA