A tarde, vindo Jacó do campo, Lia foi ao seu encontro disse: Esta noite me possuirás, pois eu te aluguei pelas mandrágoras de meu filho. E Jacó coabitou com ela. – Gênesis 30:16

Disputa entre Lia e Raquel (v.1-13):
Em Gênesis 30,  Raquel era estéril e invejava a irmã, e disse a Jacó: “Dê-me filhos ou morrerei!” Jacó respondeu: “Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter filhos?” Amargurada de espírito ela censurou Jacó, que recusou levar a culpa de algo que só Deus poderia mudar.
Raquel então oferece Bila, sua serva, para gerar filhos com Jacó: “Deite-se com ela, para que tenha filhos em meu lugar e eu possa formar família”. Bila engravidou e deu-lhe um filho – Dã (Deus me julgou). Então Raquel disse: “Deus me fez justiça, ouviu o meu clamor e deu-me um filho”. Bila engravidou novamente e gerou Naftali (Minha Luta). Então disse Raquel: “Tive grande luta e venci”. A proposta de Raquel era tão pecaminosa quanto a de Sara (Gen.16:2).  Jacó começou com a poligamia e terminou em concubinato.
Lia tinha parado de ter filhos, então tomou sua serva Zilpa e a deu a Jacó por mulher. Zilpa, gerou Gade (Boa Sorte). Então disse Lia: “Que grande sorte!”  Também gerou Aser (Feliz), e Lia exclamou: “As mulheres dirão que sou feliz”.
Trocado por mandragoras (v.14-21):
Rúben colheu mandrágoras e as trouxe a sua mãe. Então Raquel disse a Lia: “Dê-me essas mandrágoras”. Lia respondeu: “Já tomou o meu marido e agora quer tomar as mandrágoras?” Raquel propôs: “Jacó se deitará com você esta noite em troca das mandrágoras”. Acreditava-se que a mandragora, parecida com uma pequena maçã, promovia a fertilidade.
Quando Jacó chegou, Lia lhe disse: “Hoje você me possuirá, pois te aluguei pelas mandrágoras do meu filho”. Lia engravidou de Issacar (Recompensa), e disse: “Deus me recompensou por dar Zilpa a Jacó”. Lia engravidou novamente e gerou Zebulom (Habitação), e disse: “Deus presenteou-me com uma dádiva preciosa. Agora Jacó me tratará melhor”. Algum tempo depois, ela gerou Diná (Vindicação).
Deus atende Raquel (v.22-24):
Deus ouviu o clamor de Raquel e ela engravidou, e gerou  José, e disse: “Deus tirou minha humilhação. Que o Senhor me acrescente outro filho”.  
O pacto de Jacó com Labão (v.25-36):
Jacó disse a Labão: “Preciso voltar a minha terra natal. Partirei com a minha família. Você bem sabe quanto trabalhei”. Labão respondeu: “O Senhor me abençoou por sua causa. Diga o seu salário, e eu lhe pagarei”. Labão tinha enriquecido pelo trabalho de Jacó, e não queria abrir mão dele.
Jacó respondeu: Seus rebanhos cresceram sob meus cuidados. O Senhor o abençoou depois que vim para cá. Quando farei algo por minha própria família?” Labão perguntou: “O que quer que eu lhe dê?” Respondeu Jacó. “Cuidarei dos seus rebanhos se você concordar com o seguinte: passarei pelos seus rebanhos e tirarei todas as ovelhas e cabras salpicadas e pintadas, e todos os cordeiros pretos. Quando quiser verificar o meu salário, se estiver em meu poder alguma ovelha ou cabra que não seja salpicada ou pintada, e algum cordeiro que não seja preto, poderá considerar roubo. E disse Labão: “De acordo. Seja como você disse”. (v.29-34)
No mesmo dia Labão separou todos os bodes e cabras listrados e salpicados, e os cordeiros pretos e mandou seus filhos levarem-nos para uma distância de três dias de viagem.  Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão. Por trás de Labão estava o maligno, tentando frustrar o plano de Deus, impedindo a volta de Jacó à terra da promessa.
Jacó enriquece (v.37-43):
Jacó pegou galhos verdes de álamo, amendoeira e plátano e descascou-os parcialmente. Fixou os galhos junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos. Na época do cio, quando vinham beber, se acasalavam diante dos galhos, e geravam filhotes listrados, salpicados e pintados. Jacó os separava mantendo-os a parte do rebanho de Labão, formando o seu próprio rebanho.
Labão pensou ter levado vantagem, mas Deus abençoava  Jacó, orientando-o a separar o gado mais forte para que cruzassem e favorecessem a ele.  Toda vez que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó colocava os galhos nos bebedouros, para que acasalassem perto dos galhos; mas, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Assim Jacó se tornou mais e ais rico, com muitos rebanhos, servos e servas.
Diariamente, Jacó tinha muitos desafios. De um lado, suas duas esposas disputavam entre si, utilizando até suas servas, para ver quem dava mais filhos a Jacó. Por outro lado, tinha no sogro um grande adversário e embusteiro, que combinava uma coisa e fazia outra. Labão chegou ao ponto de combinar o salário de Jacó, e, no mesmo dia, mandar seus filhos levarem esses animais para 3 dias de distância, além de trocar o seu salário por 10 vezes em 6 anos. Mas Deus era com Jacó, e ele se tornou mais e mais rico. Deus não desampara seus filhos, mesmo quando eles se metem em dificuldades, que era uma constante na vida de Jacó.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA