Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Provérbios 7:1

Em Provérbios 7, Salomão, recomenda familiaridade sincera e gentil com a sabedoria, e utiliza o exemplo de sua experiência particular. Ele mostra a astúcia da prostituta e a simplicidade desesperadora de um jovem lascivo. Passa então a tentar dissuadi-lo de tamanho mal.

1- Busque se familiarizar com a sabedoria (V.1-5):

  • Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro meus mandamentos dentro de teu coração. Guarda-os e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos, a coisa mais preciosa. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta, para que elas te guardem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras, de suas conversas sedutoras.

2- Falando por experiência própria (v.6-9):

  • Porque da janela da minha casa, olhando eu por minhas frestas, vi alguns rapazes ingênuos e percebi um entre eles que não tinha juízo. Ele atravessava a rua, perto da esquina onde morava certa mulher, e caminhava em direção à casa dela. Era o crepúsculo, o anoitecer, quando caía a escuridão profunda.

3- A astúcia da prostituta (v.10-20):

  • A mulher lhe saiu ao encontro com roupas provocantes e coração malicioso. Era ousada e inquieta, do tipo que nunca para em casa. Foi para fora, depois pelas ruas, e ia espreitando por todos os cantos; e chegou-se para ele e o beijou. Ela é provocante e descarada. Com face impudente lhe disse: Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos. Por isto saí ao teu encontro a buscar diligentemente a tua face, e te achei.  Já cobri a minha cama com lençóis coloridos de linho fino do Egito. Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela. Vem, saciemo-nos de amores até à manhã. Pois meu marido não está em casa; foi fazer uma longa viagem; levou na sua mão um saquitel de dinheiro; voltará para casa só no dia marcado. 

4- A simplicidade do jovem em busca do prazer (v.21-23):

  • Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios, logo ele estava comendo na mão dela. E ele logo a segue como o boi que vai para o matadouro, como o cervo que caiu na armadilha a espera da flecha lhe atravesse o coração; ou como a ave que se apressa para o laço, sem saber que lhe custará a vida.

5- Aviso para se desviar do mal (v.24-27):

  • Portanto, meu filho,preste atenção as minhas palavras. Não deixe que seu coração se desvie para ela, não se perca em seus caminhos tortuosos. Mantenha distância de mulheres como essa. Nem passe perto da casa dela. Pois ela causou ruína a muitos; e não são poucas as suas vítimas. A sua casa é caminho do inferno que desce para as câmaras da morte, é a estrada que desce para o caixão.

O único proceder seguro é rejeitar instantaneamente  as primeiras insinuações do mal e evitar se colocar no caminho da tentação. Aquele que já se encontra preso deve procurar se libertar de imediato das cadeias que o amarram. Todos devem se proteger da familiaridade indevida. O segredo está em manter sempre diante de si os ensinamentos da Palavra de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA