Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei: porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. – I Samuel 16:7
Samuel unge DaviDeus falou a Samuel que fosse até a família de Jessé, para ungir um novo rei, uma vez que Saul fora desobediente a Deus (v.1-3). Quando Samuel viu a Eliabe, o filho mais velho de Jessé achou que esse era o futuro rei de Israel (v.6), mas o SENHOR chamou a atenção de Samuel, para que não atentasse para a aparência de Eliabe, pois o que Deus queria era alguém que o buscasse de todo o coração (v.7).
Davi era o escolhido, o ultimo a ser apresentado a Samuel, pois estava no campo cuidando das ovelhas. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência (v.12), e foi ungido por Samuel, e daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi (v.13). Enquanto Saul se via atormentado por um espírito maligno (v.15), uma vez que rejeitara o Espírito de Deus, por suas atitudes e decisões, Davi tinha o Espírito do SENHOR sempre ao seu lado.
Todos temos que fazer escolhas na vida, dia após dia. Saul escolheu fazer a sua própria vontade e não a de Deus. Já Davi, estava sempre louvando a Deus, contemplando as obras de Sua criação, e andando em harmonia com a Sua Palavra. Escolha hoje servir ao SENHOR, e Ele te dirigirá pelos melhores caminhos.