Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Apocalipse 3:15

O vento de doutrina mais perigoso que sopra sobre a igreja é a brisa suave do comodismo. Ela embala calmamente, faz com que as pessoas se sintam confortáveis e as coloca para dormir.

Essa “suave brisa” aparece claramente na descrição de Laodiceia, a sétima igreja do Apocalipse. Essa igreja é descrita tentando se equilibrar entre o calor da Palavra e o frio do secularismo. Ela tenta harmonizar as orientações de Deus com os desejos do coração humano não regenerado. Sente-se rica e abastada, mas não consegue notar que essa riqueza aparente a coloca em uma triste condição.

A brisa suave do comodismo nos faz querer entrar na igreja para adorar sem ter o desejo de sair para salvar. Ela nos torna mais exigentes com a pregação, o louvor, a arquitetura do templo, o conforto dos bancos, a acústica do som, o estilo do pastor e a fama do cantor, mas nos deixa insensíveis às necessidades do pecador.

Vemos o mundo ir de mal a pior, reconhecemos os sinais da segunda vinda de Jesus, cantamos de nossa esperança, ouvimos sobre o poder do Espírito Santo, choramos nos apelos, nos emocionamos com os batismos, mas continuamos com a velha vida.

Somos capazes de dar boas ofertas, participar em projetos desafiadores, enviar missionários, plantar novas igrejas, distribuir milhões de livros, pregar no rádio, TV e internet, mas não permitimos que o Espírito Santo nos desperte e reavive.

Nosso problema não está na visão, mas na reação. Não está no entusiasmo, mas na falta de poder. Não está no conhecimento, mas na ausência de transformação. Não está na falta de iniciativas, mas na ausência de entrega.

A descrição de Laodiceia parece pessimista, mas sua mensagem é encorajadora: “Ao anjo da igreja em Laodiceia escreve: Estas coisas diz o Amém” (Ap 3:14). Podemos confiar que, apesar de nossas limitações, o Senhor não desiste de Seus filhos. Depois de Laodiceia, não haverá outra igreja, porque quando Deus diz amém, é amém. Não há um remanescente saindo do remanescente. Não há uma oitava, nona ou décima igreja.

Laodiceia está nas mãos da “testemunha fiel e verdadeira” (Ap 3:14), que é Jesus. Não se esqueça de que Ele tem poder de espantar a brisa suave do comodismo com o fogo transformador do Espírito Santo. Permita que o Senhor faça essa obra em sua vida hoje.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA