Pela fé, Abel […] mesmo depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4

Aquele foi um sermão inesquecível. Sentado em uma cadeira de rodas, aos 94 anos, falando com dificuldade e quase não podendo se mexer, um gigante da pregação do evangelho da América do Sul e, por que não dizer, do mundo, pregava em um concílio de pastores. Apesar de suas limitações físicas, expunha com entusiasmo o tema da volta de Jesus. Essa mensagem deixou fortes marcas em mim.

A vida do pastor Moisés Nigri foi uma inspiração para todos os que o conheceram. Nascido em 1914, no Rio de Janeiro, era filho de pai judeu e mãe católica. Conheceu Jesus e foi batizado em agosto de 1932 na pioneira Igreja Adventista do Meier, no Rio de Janeiro. Em 1935, decidiu estudar Teologia no antigo Colégio Adventista Brasileiro (atual Unasp, SP), onde formou-se em 1937.

Serviu em diferentes regiões do país, como pastor de grandes igrejas, líder de departamentos, presidente de Associação e União. Em 1952, foi escolhido secretário da Divisão Sul-Americana. Foi o primeiro obreiro local a ocupar essa função.

Em 1970, foi eleito vice-presidente da igreja mundial, sendo o primeiro latino, de língua não inglesa, a ocupar essa função. Em 1980, aposentou-se, mas continuou servindo intensamente como voluntário.

No dia 20 de fevereiro de 2010, foi convidado para pregar em São Paulo e falou sobre seu tema preferido: a volta de Jesus. Durante a mensagem, abriu o coração: “Tenho pedido a Deus que me deixe viver até os 100 anos, para ver Jesus voltar. Não posso crer diferente, mas penso que este poderá ser meu último sermão.” De fato foi seu último sermão em vida. Na madrugada de domingo, caiu dentro de casa, fraturou o fêmur, foi levado ao hospital e ali descansou no dia 4 de março.

A pregação de homens como Moisés Nigri não cessa com a morte deles. Sua mensagem continua ecoando por meio de seu legado e influência na vida daqueles que seguem seus passos. Sem dúvida, o texto que você está lendo é uma prova de que o pastor Nigri, “mesmo depois de morto, ainda fala”.

De acordo com o texto bíblico de hoje, essa foi a realidade do justo Abel e de muitos dos gigantes do passado. Pode ser a sua também. Coloque-se nas mãos de Deus, e Ele falará por meio de você até mesmo quando sua voz não puder mais ser ouvida.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA