Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar. Lucas 10:35

A rivalidade entre judeus e samaritanos era tremenda. Os ânimos se exaltavam tanto que não havia limites para defender os interesses pessoais e nacionais. Porém, Jesus veio também para quebrar essa inimizade e aproximar os dois povos.

A história do bom samaritano foi importante para isso. Contada como parábola, na verdade era “uma ocorrência verídica, que se sabia ser tal qual era apresentada. O sacerdote e o levita que tinham passado de largo se encontravam entre o grupo que escutava as palavras de Cristo” (O Desejado de Todas as Nações, p. 499).

Jesus contou de um homem que descia de Jerusalém para Jericó, quando foi violentamente assaltado e abandonado no caminho. Um sacerdote e um levita passaram, olharam, mas não ofereceram ajuda. Ellen White relata: “Todo o Céu observava para ver se o coração desses homens seria tocado de piedade pela desgraça humana” (ibid., p. 500). No entanto, apenas um samaritano, filho de um povo inimigo, cuidou do ferido, levou-o até uma hospedaria e pagou a conta de seu cuidado.

Em realidade, Jesus é representado pelo bom samaritano (ibid., p. 503). O ferido simboliza aqueles que o Senhor coloca em nosso caminho precisando de ajuda. Eu e você somos o hospedeiro, a quem o ferido foi entregue. Dessa forma dá para entender melhor as palavras do verso bíblico de hoje, em que o Senhor oferece uma missão, uma condição e Sua retribuição.

“Cuide dele” é nossa missão. O Senhor não nos entregou programas para realizar, prédios para construir ou projetos para executar, mas pessoas para cuidar. Afinal, Ele veio por pessoas, morreu por pessoas e voltará para buscar apenas pessoas.

“Dois denários” são os recursos para cumprir essa missão. O Senhor não nos pede uma obra para a qual não tenha dado os meios. “Tudo que gastares a mais, eu te pagarei quando voltar” é nossa grande retribuição. Muitas vezes, a missão é extrema, e a provisão parece limitada, mas a obra vale qualquer sacrifício. Se o preço for alto demais, o Senhor nos garante a justa recompensa quando voltar.

Cuide dos “feridos” do bom samaritano Jesus, e Ele dará a você a justa retribuição.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA