Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte. 2 Coríntios 12:10

O famoso milionário, filantropo e escritor norte-americano Andrew Carnegie decidiu analisar a história de pessoas que foram bem-sucedidas, apesar das dificuldades que enfrentaram. Ele acabou chegando a duas conclusões: “Primeira, cada um sofre inevitavelmente derrotas temporárias, de formas diferentes, nas ocasiões mais diversas. Segunda, cada adversidade traz consigo a semente de um benefício equivalente.” E completou: “Toda vez que alguém supera os reveses, torna-se mental e espiritualmente mais forte.”

Crises, problemas e dificuldades se resolvem com fé e não com desespero. Por isso, o apóstolo Paulo, em meio às mais duras provas, afirmava: “Quando sou fraco, então é que sou forte” (2Co 12:10). Essa fé mais profunda e que vence as provas mais difíceis precisa amadurecer ao passar por três níveis.

O primeiro é o da fé com evidências, em que você confia porque a situação o incentiva a confiar. Pode haver muitas razões para isso: exemplos positivos de pessoas que venceram, demonstrações do amor de Deus em sua vida ou quem sabe a falta de alternativas a não ser entregar tudo nas mãos de Deus.

O segundo nível é o da fé sem evidências, uma etapa mais difícil e desafiadora, em que você aprende a confiar quando ninguém enfrentou o mesmo problema antes, não há exemplos positivos ao redor, as orações não têm a resposta esperada ou você recebe muitos conselhos para desistir.

O terceiro nível é o da fé contra as evidências, que é o mais complexo. Tudo indica que você não deve confiar, mas é desafiado a depender somente do Senhor. Quando você vê que outros tiveram a mesma enfermidade e não resistiram, enfrentaram a mesma prova e perderam a batalha, tentaram e não conseguiram, onde encontrará forças para seguir em frente?

Para essa fé mais profunda, está destinada a promessa mais poderosa: “Os que mais sofrem, mais simpatia e piedade Dele recebem. Comove-Se com o sentimento de nossas enfermidades e deseja que Lhe lancemos aos pés as perplexidades e aflições, deixando-as ali” (A Ciência do Bom Viver, p. 249).

Lembre-se sempre de que as provações aumentam nossa fé. Deixe Deus desenvolver sua confiança Nele em quaisquer circunstâncias, inclusive nas maiores dificuldades!

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA