Atenta, pois, para a oração de teu servo e para a sua súplica, ó SENHOR, meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que faz, hoje, o teu servo diante de ti. – I Reis 8:28 

Em I Reis 8, Salomão reúne os líderes da nação e os instrui sobre a dedicação do templo e todas as festividades que serão realizadas. O Tabernáculo que Salomão construíra estava pronto. Agora precisavam trazer a arca e os utensílios para a nova casa de Deus. E ao colocar a arca no lugar santíssimo, Deus manifestou a Sua aprovação, pois “uma nuvem encheu a Casa do SENHOR” (v.1-11).

Mais uma vez Salomão fala ao povo sobre as promessas de Deus, a Davi, seu pai, e o cumprimento se realizando nesse momento. Logo após, o próprio Salomão ora ao SENHOR, ajoelhado e com as mãos estendidas para os céus, e em sua oração menciona alguns fatos que fatalmente ocorreriam e pede que Deus ouça as súplicas do povo, perdoando-os:

  • Se alguém pecar contra o seu próximo;
  • Se não houver chuvas pelo povo ter pecado contra ti;
  • Se houver fome ou peste, ou quando o inimigo os tiver cercado;
  • Quando o teu povo sair à guerra contra o seu inimigo;
  • Quando pecarem contra ti, e não há homem que não peque;

Em todas essas situações, Salomão pede o perdão de Deus, desde que o povo se “converta a ti, confesse o teu nome, ore, suplique” (v.12-53).

Salomão sabia que essas situações ocorreriam, e ele mesmo estaria envolvido nelas, mas suplica a Deus, que se houver arrependimento sincero, que Ele retire a aflição de sobre o povo. Salomão ainda abençoa o povo, suplicando que “seja perfeito o vosso coração para com o SENHOR, para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos, como hoje o fazeis”. Foram 14 dias de festividades, 7 dias para a dedicação do tabernáculo e 7 dias para a Festa das Cabanas, com o sacrifício de 22 mil bois e 120 mil ovelhas (v.54-66).

O SENHOR abençoou o rei, o povo e o tabernáculo. Deus quer um coração sincero em cada um de Seus filhos, para derramar bênçãos em abundância sobre nós.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA