Vindo a perversidade, vem também o desprezo; e, com a ignomínia, a vergonha. Provérbios 18:3

No livro de Provérbios, sabedoria e insensatez são os únicos caminhos que o homem tem diante de si. Ele precisa escolher um. Não decidir já é trilhar a senda da insensatez. A Bíblia chama o insensato de tolo e louco. A palavra hebraica para insensato é enêl, que significa “falta de sabedoria”. Não existe tragédia maior que a falta de sabedoria.

O insensato acha que sabe tudo e que não precisa de instrução, muito menos se ela vem de um Deus a quem não pode ver nem tocar. Age tolamente. Não tem consciência de seus atos. Ele se orgulha e se vangloria deles.

Segundo o provérbio de hoje, o fim do insensato é vergonha e ignomínia. O tempo se encarrega de expor sua triste realidade diante das pessoas. Ele o fez com Saul. O rei tolo de Israel desprezou os conselhos divinos, viveu uma vida insensata e acabou derrotado por seus inimigos. Um dia, eles cortaram sua cabeça e fixaram o corpo do rei insensato no muro de Bete-Seã (I Sam. 31:9 e 10) para ser visto por todas as pessoas.

Contrariamente à vida do insensato, o sábio é aquele que ouve e segue os conselhos divinos. Deus livra o sábio da vergonha e da ignomínia. Ele o exalta e o coloca nas alturas da terra.

Se Deus é a fonte da sabedoria, a pessoa só é sábia quando vive em permanente companheirismo com Ele. Eis a importância de buscá-Lo em oração e meditação diária. Passar tempo com Jesus não é perder tempo. É dEle que vêm a inspiração, a sabedoria e a força para vencer.

Você precisa de sabedoria para o seu casamento? Na vida, nos negócios, no emprego, nas suas relações humanas, como pai, filho, ou simplesmente como ser humano? Abra o coração a Jesus e peça Sua orientação para as difíceis situações que você precisa enfrentar hoje. Se fizer assim, tudo vai dar certo. Se não o fizer, lembre-se de que “vindo a perversidade, vem também o desprezo; e, com a ignomínia, a vergonha”. – Alejandro Bullon, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA